quinta-feira, 28 de maio de 2020

INVESTIGAÇÃO: Polícia Federal e Ministério Público Federal investigam Supostas Irregularidades em Aquisição de Respiradores Pulmonares no Recife

 

Clima tenso na principal Prefeitura comandada pelo PSB no Estado. Nesta quinta-feira, dia 28, a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) foi alvo da Operação Apneia, desencadeada pela Polícia Federal (PF) para investigar supostas irregularidades em contratos celebrados para aquisição de 500 Respiradores Pulmonares por parte da PCR. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde do Município, quando agentes da PF fizeram a apreensão de um telefone celular.

Além da ação da Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) também pediu hoje, dia 28, o afastamento do Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia (na imagem ao lado junto ao Prefeito Geraldo Júlio), e da gerente de Monitoramento de Infraestrutura da Cidade, Mariah Simões da Mota Loureiro Amorim Bravo, por 45 dias. Até o momento, a Justiça Federal da 5ª região não se manifestou sobre o pedido. O Secretario é alvo de investigações sobre compra de equipamentos para combater o Novo Coronavírus. 

PREFEITURA DO RECIFE SE PRONUNCIA - Em nota, a Prefeitura do Recife informou que “todos os procedimentos da Secretaria de Saúde estão sendo realizados dentro da legalidade e todos os processos de aquisição da Pandemia estão sendo enviados, desde abril, por iniciativa da própria Prefeitura, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A Secretaria de Saúde e todos os órgãos da Prefeitura continuam à disposição dos Órgãos de Controle para prestar qualquer esclarecimento”, registrou a Prefeitura do Recife.

Ainda de acordo com a Prefeitura, cada respirador foi comprado a R$ 21,5 mi e que “a referida compra foi cancelada pela Secretaria de Saúde e o único valor pago, de R$ 1,075 milhão, já foi devolvido pela empresa à Prefeitura no último dia 22. Portanto, não há possibilidade de haver qualquer prejuízo à Prefeitura do Recife”, registrou a PCR. Além da Nota divulgada pela Prefeitura, os Secretários Municipais do Recife também divulgaram uma  nota conjunta em solidariedade ao secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. (Com informações da TV Jornal. CONFIRA)