terça-feira, 19 de maio de 2020

GARANHUNS: Bradesco decide Cobrar Parcelas de Empréstimos Consignados de Servidores Municipais. Para Apoiar os 583 Funcionários Prejudicados, Prefeitura adianta Percentual do 13º Salário


A Prefeitura de Garanhuns emitiu na manhã de ontem, dia 19, uma Nota Informativa sobre a questão dos Empréstimos Consignados que alguns Servidores Municipais possuem junto aos bancos Caixa Econômica Federal; Bradesco; Santander e Sicoob. Ao todo cerca de 3 mil funcionários da Prefeitura possuem parcelas de empréstimos, que são descontados mensalmente em seus salários.

É que após a Prefeitura adotar medidas contensão de gastos por conta da queda na arrecadação municipal, dentre elas: o corte de vantagens e gratificações, bem como a redução de 30% nos salários dos servidores comissionados e daqueles cujas funções estão impedidas de serem exercidas por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, a Secretaria de Administração, buscou auxiliar os servidores viabilizando o adiamento do desconto das parcelas mensais dos empréstimos junto aos Bancos, por um prazo de 90 dias .

A Caixa, o Santander e o Sicoob, que juntos detém cerca de 2.500 servidores entre seus clientes do serviço de empréstimo consignado, acataram o pedido da Prefeitura, porém o Bradesco (imagem ao lado), que inclusive detém a Folha de Pagamento da Prefeitura, ou seja, que é responsável pelo pagamento de praticamente 100% dos Servidores da Prefeitura, inclusive inativos e pensionistas, não concordou e informou que seguirá realizando a cobrança normalmente das parcelas dos empréstimos consignados junto aos Servidores Municipais da Prefeitura de Garanhuns.

Diante da decisão, o Bradesco registrou que iria proceder ao desconto da parcela referente ao mês de abril, ontem, dia 18, debitando o valor diretamente das contas dos clientes, o que poderia deixar àqueles que não tinham saldo em conta, a ficarem negativados junto ao Banco, agravando ainda mais a situação financeira dos Servidores, a maioria lotados na Secretaria Municipal de Educação.

“Diante da medida adotada pelo Bradesco, ao qual a Prefeitura de Garanhuns não tem autonomia para modificar, haja vista que a contratação do serviço de empréstimo é realizada diretamente entre o servidor e o banco, cabendo a Prefeitura apenas repassar os valores descontados em folha de pagamento, o Prefeito Izaías Régis autorizou o pagamento, de forma adiantada, de 30% dos valores referentes ao décimo terceiro salário dos 583 Servidores Municipais que possuem empréstimos consignados junto ao Bradesco”, registrou a Secretaria de Administração na Nota. Ainda de acordo com a Pasta, o crédito de 30% teria sido lançado ontem, dia 18, e que após o lançamento, o Bradesco iria descontar os valores dos consignados.

Clique AQUI e confira a Nota de Esclarecimento da Prefeitura na Integra sobre as parcelas de empréstimos consignados de Servidores Municipais junto ao Bradesco. 




NOTA INFORMATIVA PARCELAS DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DE SERVIDORES MUNICIPAIS JUNTO AO BRADESCO - O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração (Sead), esclarece que, buscando auxiliar os servidores públicos municipais neste momento de dificuldades gerado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em que medidas de contingenciamento de gastos por conta da queda na arrecadação municipal foram adotadas, dentre elas: a suspensão de vantagens e gratificações, bem como redução de 30% nos salários de servidores comissionados e daqueles cujas funções estão impedidas de serem exercidas, manteve entendimentos junto às instituições bancárias, visando a suspensão dos descontos de empréstimos consignados dos servidores da Prefeitura, e suas autarquias, durante o período de 90 dias. 

A Sead protocolou ofícios junto à Caixa Econômica Federal; ao Bradesco; ao Santander e ao Sicoob, bem como foram realizadas diversas reuniões presenciais e contatos via meios digitais para que tal ação fosse concretizada, em apoio aos mais de 3 mil servidores municipais que têm parcelas de empréstimos consignados junto às instituições financeiras. A pasta salienta que teve a solicitação atendida pelos bancos: Caixa Econômica Federal; Santander e Sicoob, que juntos detém cerca de 2.500 servidores, entre seus clientes do serviço de empréstimo consignado. 

Apesar das diversas tentativas de acordo, inclusive com reuniões através de videoconferência com diretores a nível nacional, o Bradesco, que detém em sua carteira de clientes com empréstimos consignados 583 servidores municipais, sendo a maioria lotados na Secretaria Municipal de Educação, se manteve irredutível e informou que seguirá realizando a cobrança normalmente das parcelas dos empréstimos consignados junto aos Servidores Municipais da Prefeitura de Garanhuns que contrataram o serviço junto àquela instituição bancária, inclusive, procederá ao desconto da parcela referente ao mês de abril nesta segunda-feira (18), debitando o valor diretamente das contas dos clientes. 

Diante da medida adotada pelo Bradesco, ao qual a Prefeitura de Garanhuns não tem autonomia para modificar, haja vista que a contratação do serviço de empréstimo é realizada diretamente entre o servidor e o banco, cabendo a Prefeitura apenas repassar os valores descontados em folha de pagamento, o prefeito Izaías Régis, buscando minimizar os danos financeiros aos servidores municipais que possuem parcelas de empréstimos consignados junto ao Bradesco, e que poderiam ficar com as contas negativadas com o desconto inesperado, autorizou o pagamento, de forma adiantada, de 30% dos valores referentes ao décimo terceiro salário dos 583 Servidores Municipais que possuem empréstimos consignados junto ao Bradesco. O crédito de 30% será lançado na próxima segunda-feira (18). Após o lançamento, o Bradesco irá descontar os valores dos consignados. Secretaria Municipal de Administração”.