domingo, 31 de maio de 2020

Petrolina e Cabo definem reabertura de Comércio e Serviços de Forma Gradual. Garanhuns deve anunciar Etapas da Retomada Comercial nesta Semana

 

Em meio a Pandemia do Novo Coronavírus e apesar do Governo de Pernambuco ter emitido Nota na última sexta-feira, dia 29, esclarecendo que não liberou o comércio ou qualquer outra atividade em Municípios do Interior ou da Região Metropolitana do Recife, os Prefeitos de Petrolina e do Cabo de Santo Agostinho, após entendimento com o governador Paulo Câmara (PSB), decidiram reabrir as Atividades Econômicas naqueles Municípios. Em Recife, o Prefeito Geraldo Júlio (PSB) também já anunciou a retomada de alguns setores da economia a partir desse mês de junho. Um ‘plano de convivência com a pandemia’ deverá ser anunciado na próxima semana na Capital do Estado.

Em Petrolina, o Prefeito Miguel Coelho (MDB) decidiu pela retomada das atividades em razão, segundo Ele, dos  baixos indicadores de letalidade e contaminação pelo Coronavírus na Cidade. De acordo com Coelho, a  reabertura terá cinco etapas e prazos diferentes dependendo do perfil da atividade e já começa nessa segunda-feira, dia 1º. Já no Cabo de Santo Agostinho as atividades voltarão a funcionar de forma gradativa a partir de 4 de junho. O Prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSB), também decidiu antecipar para os dias 1º, 2 e 3 de junho, os feriados de Corpus Christi; Santo Antônio e de São João.

ETAPAS EM PETROLINA - A partir dessa segunda, em Petrolina, estarão autorizadas a funcionar, com 50% da capacidade, o comércio, shopping, serviços públicos, parques públicos e templos religiosos. O transporte coletivo por ônibus será liberado em 75% de ocupação. Já a agricultura, indústria, mototáxis, táxis, transporte por aplicativo e serviços essenciais poderão funcionar na totalidade de capacidade. As demais atividades seguem sem funcionar.

No dia 15 de junho, está prevista a abertura de bares e restaurantes em 50%. A capacidade do comércio, shopping, serviços públicos, e templos religiosos poderá ser estendida a 75% a partir desse momento. No dia 1° de julho, academias, cinemas, museus, bibliotecas, teatros, clubes sociais, ilhas e centros de artesanato serão liberados para funcionar com metade da ocupação. Uma nova avaliação será feita no dia 3 de agosto para determinar a ampliação da capacidade de todos os estabelecimentos. 

A última etapa de liberação gradativa está prevista para dia 31 de agosto, quando a Prefeitura de Petrolina mais uma vez avaliará a liberação completa para todas as atividades, exceto eventos, festas, que permanecerão sem autorização por tempo indeterminado. 

ABERTURA NO CABO - Após três dias de feriado antecipado, as atividades de comércio e serviços, salões de beleza e restaurantes voltarão a funcionar com horário (das 10 às 18h) e com capacidade reduzidas (50%), no Cabo de Santo Agostinho, nessa quinta-feira, dia 4. Já o Shopping Costa Dourada terá o funcionamento das 12 às 20h. Os cinemas permanecerão fechados. 

As academias de ginásticas retomarão suas atividades a partir de 12 de junho. Igrejas voltarão a funcionar com apenas 30% da capacidade, a partir de 15 de junho. Permanecerá proibido o funcionamento de bares, casas noturnas, boates e similares. Também não será permitido a realização de eventos públicos ou privados e aglomerações de pessoas em praças, parques, clubes e associações recreativas.

CUIDADOS E FISCALIZAÇÃO – Tanto em Petrolina, quanto no Cabo, todos os estabelecimentos autorizados a funcionar terão que manter medidas de prevenção a COVID-19. As práticas incluem desde a proteção de clientes quanto os cuidados aos trabalhadores das Empresas. 

Estão incluídos no rol de exigências para funcionamento: uso obrigatório de máscaras; distanciamento entre as pessoas; testagem de funcionários; afastamento dos colaboradores com algum sintoma; aferição de temperatura e fornecimento de EPIs, álcool em gel para funcionários, prestadores e entregadores, entre outras providências. A fiscalização de todas as determinações municipais terá, inicialmente, um caráter educativo, mas evoluirá para a possibilidade de suspensão e cassação de alvarás, entre outras punições.


GARANHUNS SE PREPARA PARA REABRIR O COMÉRCIO - Na mesma direção de Petrolina e do Cabo de Santo Agostinho, de acordo com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio junto a Empresários e a Prefeitura, Garanhuns também planeja reabrir o Comércio com horários reduzidos. A meta inicial é retomar as atividades comerciais a partir do próximo dia 8 de junho, com horário de funcionamento das 9 as 15h, semelhante ao expediente bancário. A reabertura das lojas também deve depender de medidas de prevenção e segurança que serão adotadas pelos comerciantes, sob a fiscalização do Poder Público Municipal.

A Expectativa é que essas informações sejam oficializadas nesta semana, bem como sejam definidas as etapas de retomada dos serviços públicos, transportes, academias, cinema, salões de beleza, bibliotecas, clubes sociais, bares e restaurantes, bem como a reabertura dos Parques e dos Templos Religiosos, entre outros segmentos.

CASOS DA COVID-19 – Com uma população de 217 mil habitantes, Petrolina tem 253 casos notificados e 8 mortes por COVID-19. Já o Cabo de Santo Agostinho, que tem 207 mil habitantes, registrou até ontem, dia 30, 622 infectados e 86 óbitos, enquanto aqui em Garanhuns, que tem oficialmente 137.810 moradores, são 191 casos positivos e 14 mortos pelo Coronavírus.  (Com informações do Diario de Pernambuco e do NE10Interior. CONFIRA)