domingo, 17 de maio de 2020

ELEIÇÕES 2020: Em meio a Possível adiamento das Eleições, Pré-candidatos a Prefeito de Garanhuns fazem Política através das Redes Sociais


O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da minoria no Senado, apresentou, nessa sexta-feira, dia 15, uma Proposta de Emenda à Constituição que busca adiar em dois meses as eleições municipais em decorrência das medidas para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

A proposta prevê que o pleito que elegerá Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores seja adiado para o dia 6 de dezembro deste ano. Atualmente as eleições estão previstas para ocorrer no dia 4 de outubro. Na PEC apresentada por Rodrigues, segue preservado o período dos respectivos mandatos, bem como a data da posse. A realização do segundo turno, nos Municípios em que houver necessidade, ocorreria no dia 20 de dezembro deste ano. A proposta também autoriza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a promover a revisão do calendário eleitoral, que prevê as Convenções Partidárias entre o final de julho e o dia 5 de agosto, e o começo da campanha em 15 de agosto. Apenas o Congresso Nacional, através de Emenda Constitucional, pode modificar a data das eleições.

Em recente conversa virtual com membros da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Ministro do STF e futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (que assume o Órgão no final deste mês em substituição a Ministra Rosa Weber), Luís Roberto Barroso, defendeu que, se for o caso, o adiamento das Eleições seja o mais curto possível. A idéia de Barroso seria reprogramar o primeiro turno para 15 de novembro ou no máximo dezembro. Ele também rechaçou a hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais Prefeitos e Vereadores. 

PRÉ-CANDIDATOS EM GARANHUNS – Em meio à indefinição quanto à data ao Calendário Eleitoral e a necessidade do isolamento social que a Pandemia do Novo Coronavírus exige, os pré-candidatos a Prefeito de Garanhuns usam da criatividade para se aproximar do eleitor.

O médico Silvino Duarte (PTB), que pela idade (71 anos) é do grupo de risco da COVID-19, está em casa e vem interagindo com a população através das redes sociais. Ele já divulgou vídeos registrando os cuidados necessários para prevenir a doença, além de homenagear trabalhadores, mães, enfermeiros, assistentes sociais e garis.

Já o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB) segue se revezado entre as reuniões virtuais da ALEPE e a representação do Governador Paulo Câmara na Cidade. Albino trabalha na articulação junto a Secretaria Estadual de Saúde para que sejam implantados os leitos prometidos pela Gestão Estadual aqui em Garanhuns.

Zaqueu Lins (PP) também vem interagindo com os eleitores através das mídias digitais, seja através de transmissões de lives em cultos evangélicos; prestando homenagens às datas comemorativas ou postando imagens de visitas as obras realizadas pela Prefeitura de Garanhuns, como o posto de Saúde da Cohab 1, as obras de pavimentação da Avenida Canhotinho e as instalações da Unidade de Tratamento Covid-19, que irá abrigar 30 leitos de retaguarda na Cohab 2. 

O pré-candidato do PT, o médico Pedro Veloso, também vem usando o Facebook e o Instagram para interagir com a população. Ela gravou vídeos trazendo informações sobre a COVID-19; fez recentes homenagens aos trabalhadores e compartilhou criticas ao Governo Bolsonaro.

Enquanto isso, o empresário Givaldo Calado de Freitas (AVANTE) vem apostando forte no contato virtual com o eleitorado. Seja publicando artigos em Blogs ou promovendo lives para apresentar pré-candidatos a Vereador do seu grupo Político, bem como seus projetos, Calado de Freitas vem aproveitando o isolamento social para levar as suas idéias ao eleitorado garanhuense.