sábado, 23 de maio de 2020

Garanhuns antecipa Feriados para Ampliar Isolamento Social

 

O Prefeito Izaías Régis (PTB) sancionou, nessa sexta-feira, dia 22, a Lei nº 4656/2020, que altera a data dos feriados civis de Corpus Christi (11 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e São João (24 de junho). O projeto de lei foi encaminhado pelo chefe do Executivo para votação da Câmara Municipal de Vereadores, e aprovado pelos representantes do Legislativo. Medida semelhante vem sendo adotada em diversas cidades e alguns Estados, dentre eles São Paulo.

Desta forma, os feriados ficam antecipados para os dias 28, 29 e 30 deste mês, excepcionalmente no ano de 2020. A Medida leva em consideração a situação emergencial vivenciada no Município, e busca elevar o grau de isolamento social da população, durante a pandemia da COVID-19. A Lei nº 4656/2020 será publicada no Diário Oficial Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da próxima segunda-feira, dia 25. Por se tratarem de feriados com cunho religiosos, informações dão conta que o Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson teria sido consultado previamente da decisão.

Com a antecipação dos feriados, durante a quinta (28) e sexta-feira (29), ficam mantidas as atividades de órgãos da administração pública, que prestam serviços considerados essenciais, e também os setores que não podem sofrer descontinuidade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Bela Vista I; Cohab 2 (unidade dupla); Heliópolis I, Indiano II e Magano 1 e 3 (unidade dupla), que estão funcionando em horário ampliado, vão manter o atendimento, durante o feriado, das 8 às 12h.

Durante a segunda, terça e quarta-feira, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai estender, até as 17h, o funcionamento dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s); o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Neviga) e Casa dos Conselhos; com o objetivo de garantir o atendimento presencial ao público, que estará suspenso na quinta e sexta-feira. No feriado, estão mantidos os atendimentos da Central de Atendimento para informações sobre o Cadastro Único, o Auxílio Emergencial e Cartão Alimentação, por meio do WhatsApp, das 8 às 14h, pelo número (87) 9 8100-5199; e também dos abrigos ‘Abraçar I e II’.

Os Parques Municipais e outros espaços públicos de Garanhuns permanecem fechados durante o período, como medida preventiva no combate à pandemia do Novo Coronavírus.