domingo, 30 de agosto de 2020

POR UMA PRÉ-CAMPANHA LIMPA: Ato de Desrespeito contra Silvino gera Indignação e Repúdio em Garanhuns


A ação de um pré-candidato a Vereador do PDT, legenda ligada ao Grupo Político do também pré-candidato Sivaldo Albino (PSB), foi o principal assunto aqui em Garanhuns na tarde e noite desse sábado, dia 29. É que o postulante à Câmara Municipal interpelou o Médico, Ex-prefeito e Pré-candidato a Prefeito de Garanhuns, Silvino Duarte (PTB), enquanto aguardava para almoçar junto a familiares num restaurante localizado na Vila do Quartel, aqui em Garanhuns, e o teria desrespeitado.

Logo após o ocorrido, Silvino, ainda muito nervoso, gravou um vídeo e postou em suas redes sociais registrando a sua indignação pelo ato. “Meus adversários querem calar a minha boca. Impedir que eu faça reuniões; impedir que eu dê entrevista em televisão e agora querem me impedir até do convívio com a minha família, num almoço simples na Estação da Feijoada”, chamou a atenção Silvino Duarte (relembre clicando AQUI), que deixou o local antes de almoçar.

A reação foi imediata, e além de políticos ligados a Silvino, Médicos; Empresários; Professores; Líderes Comunitários e Populares que atuam em diversos setores saíram em defesa do Médico e Pré-candidato a Prefeito, como também do respeito, sobretudo às famílias e a disputa eleitoral limpa e democrática.     

“Repudio a absoluta falta de respeito a Dr. Silvino e sua família nesta data. Silvino Duarte é um cidadão de bem e de paz. Honrado, simples, honesto e trabalhador. Respeitado e Respeitador. Já governou Garanhuns legitimamente por duas vezes. Nesse ano, submete seu nome à vontade soberana do povo. O povo decidirá! Nunca será impedido pela injúria, intolerância e violência. Quem agir dessa forma, que não mereça o voto do povo de Garanhuns”, publicou o Médico Ulisses Pereira, nas redes sociais.

O Prefeito Izaías Régis (PTB); os deputados federais Fernando Rodolfo (PL) e Sílvio Costa Filho (Republicanos), além dos vereadores Ary Júnior, Gersinho Filho, Professor Márcio; e do ex-vereador Luiz Leite também gravaram vídeos e publicaram mensagens de repúdio e apoio a Silvino e sua família. Diversas publicações e comentários de apoio foram registrados nas redes sociais, até mesmo por adversários do Petebista. O Pré-candidato Sivaldo Albino (PSB) garantiu ter ligado para Duarte, mas não se pronunciou publicamente sobre a conduta do Pré-candidato a Vereador que integra o seu grupo Político.

AÇÕES NA JUSTIÇA ELEITORAL – Ainda no vídeo divulgado, Silvino citou que os seus adversários querem calar "a sua boca";  "impedir que faça reuniões e que conceda entrevista em televisão". Após apurar o assunto, o Blog confirmou que Duarte se referia a uma série de representações que vem sendo apresentadas pelo PP e pelo PSL, partidos ligados ao Pré-candidato Zaqueu Lins (PP).

Em uma das representações que tramita na Justiça Eleitoral, o PP registra que Silvino Duarte vem quebrando as recomendações de cautela e vem realizando reuniões políticas no Município de Garanhuns. Já numa outra, o PSL buscou impedir uma entrevista de Duarte a TV Nova Nordeste, porém o Juiz Eleitoral não acatou o pedido e Silvino concedeu a entrevista, assim como, segundo a Emissora, os demais pré-candidatos a Prefeito de Garanhuns também serão convidados a participar do momento na TV que retransmite o sinal da TV Cultura. 

Alegando a prática de propaganda eleitoral antecipada, o PP também denunciou a participação de Silvino numa live no último dia 16 de junho, mas a ação foi julgada imporcedente pela Justiça Eleitoral.  

O Partido Progressista (PP) também denunciou a ocorrência de propaganda eleitoral antecipada por ocasião da inauguração da Unidade de Tratamento COVID-19, localizada na Cohab 2, em que o pré-candidato Silvino Duarte (PTB), também participou do Evento. A Ação ainda tramita na Justiça Eleitoral, mas o Ministério Público já acatou a representação de Zaqueu e recomendou que fossem retiradas das redes sociais e do site do Município as notícias referentes ao ato. A representação ainda pode resultar em multa para Silvino e Haroldo Vicente (pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Duarte), que também foi citado na ação do PP.

Outra investida judicial do Partido de Zaqueu contra Silvino diz respeito a publicação de propaganda paga na internet, através das redes sociais Instagram e Facebook. Essa também foi julgada improcedente pelo Juiz da 56ª Zona Eleitoral. Após a decisão judicial, o Pré-candidato Zaqueu Lins também passou a divulgar as peças de sua pré-campanha nas redes sociais com o status 'Patrocinado'.


POSIÇÕES DOS AGENTES POLÍTICOS - O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com os Pré-candidatos citados na reportagem, mas ainda não obtivermos retorno. Seguimos a disposição dos Agentes Políticos para que possam dar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem, bem como para divulgar as informações geradas por suas assessorias a cerca das movimentações de todos os Pré-candidatos nesse período de pré-campanha eleitoral, pois acreditamos que a missão do Jornalista é dar a notícia, já o julgamento e a formação da opinião fica a cargo de quem recebe a informação.