terça-feira, 25 de agosto de 2020

Setor de Eventos de Pernambuco Organiza Manifestação para Pedir a Volta das Atividades

 

No próximo dia 1° de setembro, profissionais que trabalham com eventos em Pernambuco realizarão uma manifestação para pedir a volta das atividades presenciais do Setor. A concentração acontecerá na Praça do Derby, área central do Recife, às 9h. De lá, os manifestantes seguirão em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual. 

Segundo a cerimonialista Tatiana Marques, presidente regional da Associação Brasileira de Eventos (Abeoc-PE), a categoria não entende "o 'não' do governo". "Nós precisamos retornar. Fizemos uma proposta muito lógica e muito equilibrada", comentou. Em julho, foi enviado, segundo Tatiana, um protocolo para a retomada de Eventos MICE (Meetings/Encontros, Incentives/Incentivos, Conferences/Conferências, Exhibitions/Feiras). 

O plano, de acordo com a cerimonialista, contém medidas como o distanciamento social, a capacidade máxima reduzida e a obrigatoriedade de os profissionais passarem por treinamentos. "Nós não vamos trabalhar com a capacidade máxima do local e também o protocolo ele coloca começando aonde já está funcionando. Ou seja, hotéis já estão liberados. Então não há explicação", disse. 

Ainda segundo a presidente da Abeoc-PE, em julho, a gestão havia informado que a retomada das atividades aconteceria na segunda quinzena de agosto. "Eles tinham se comprometido a divulgar a retomada dos eventos, e que esses eventos seriam retomados até a segunda quinzena de agosto. Só que, na semana passada, o secretário Bruno Schwambach disse que os eventos permanecem na última fase", contou Tatiana, que garante que "milhares de pessoas" que trabalham com eventos foram afetadas no Estado. 

Procurado pela reportagem, o Governo de Pernambuco informou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que o retorno do setor está previsto para a etapa 10 do plano e que "se mantém em constante diálogo com os representantes do setor para que o retorno, quando estipulado em cronograma, seja feito de forma gradual e segura para toda a população". Clique AQUI e confira a Nota da Secretaria na Integra. 

(Com informações de Rute Arruda/JC Online. CONFIRA)




ÍNTEGRA DA NOTA

"A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco informa que o retorno do setor de eventos, mediante a adoção de novos protocolos, está previsto para a etapa 10 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, lançado em 1º de junho. O Governo do Estado se mantém em constante diálogo com os representantes do setor para que o retorno, quando estipulado em cronograma, seja feito de forma gradual e segura para toda a população. A Secretaria reforça ainda que o plano, dividido em 11 etapas, evolui segundo o comportamento da pandemia em solo pernambucano. Atualmente, 97% dos VABs (Valor Adicionado Bruto) da economia estadual já retornaram às atividades." Já a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco informou que, apesar da previsão ser o retorno na etapa 10, há uma tentativa de que haja uma antecipação para a fase 9.