sábado, 22 de agosto de 2020

INSS adia Retomada do Atendimento Presencial em Agências

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para setembro a retomada do atendimento presencial em suas Agências. A data ainda não foi definida e poderá ser anunciada na próxima semana. A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 24.

A suspensão do atendimento nas Unidades ocorreu em março em razão da pandemia de COVID-19 e, desde então, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vêm prorrogando o atendimento remoto aos segurados e beneficiários.

O Cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das Agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências. Ainda de acordo com o Órgão, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos. 

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. As agências que não oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar de fora da reabertura. Neste caso, será mantido o regime de plantão reduzido para tirar dúvidas. (Com informações do JC Online. CONFIRA)