O Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS) adiou para setembro a retomada do atendimento presencial em suas Agências.
A data ainda não foi definida e poderá ser anunciada na próxima semana. A
reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 24.
A suspensão do atendimento nas
Unidades ocorreu em março em razão da pandemia de COVID-19 e, desde então, o
INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da
Economia vêm prorrogando o atendimento remoto aos segurados e beneficiários.
O Cidadão que tiver
necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais
remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de
atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das Agências e
serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do
prazo para cumprir exigências. Ainda de acordo com o Órgão, em um primeiro
momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com
seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários
com agendamento prévio pelos canais remotos.
Também serão retomados os serviços
que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como
perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. As agências que
não oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar
de fora da reabertura. Neste caso, será mantido o regime de plantão reduzido
para tirar dúvidas. (Com informações do JC Online. CONFIRA)