domingo, 16 de abril de 2017

FIM DA GREVE?: Professores de Bom Conselho devem voltar ao Trabalho. Sindicato pode recorrer de Decisão Judicial

 

Os Professores da Rede Municipal de Ensino de Bom Conselho estão em greve desde o último dia 3. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Bom Conselho (SINTEMUB), a deflagração do movimento se deve ao não pagamento do reajuste previsto no Piso Nacional do Professor em 7,64%, além de outros direitos, que segundo os sindicalistas estão respaldados pela Lei Municipal Nº 1.498/2011.

Uma reunião promovida na última terça-feira, dia 11, que contou com a presença do Prefeito Dannilo Godoy; Secretários Municipais; Vereadores; Advogados do Município; dirigentes do SINTEMUB e vários Professores, não alterou o panorama da greve da categoria e os cerca de 10 mil estudantes da Rede de Ensino Municipal de Bom Conselho seguem sem aulas.  

Mas de acordo com a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Bom Conselho, as aulas no Município devem ser retomadas nessa segunda-feira, dia 17. É que a Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco defriu o pedido de tutela antecipada interposto pelo Governo de Bom Conselho e determinou a imediata suspensão da greve dos profissionais da educação, “com consequente retorno às suas atividades no prazo de 48 hs, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00, a ser pago pelo Sindicato da Classe”.

O Relator do Procedimento Ordinário nº 0473005-6, Desembargador Bartolomeu Bueno, fundamentou a decisão “na essencialidade do serviço público, em especial o da educação, alertando que o legislador procurou estabelecer uma convivência harmônica entre interesses da categoria profissional e o bem-estar social, acrescentando que, em sede de cognição sumária, pode-se afirmar que a greve é abusiva”. O Desembargador concluiu sua fundamentação registrando que "a toda evidência, o dano causado aos alunos atingidos pela greve é irreparável", pontuou Bartolomeu Bueno.

De acordo com uma Professora bomconselhense, ouvida em reserva pelo Blog do Carlos Eugênio, a expectativa no Município é que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Bom Conselho (SINTEMUB) acate a decisão judicial. Também é praticamente certo que o SINTEMUB recorra da Decisão da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.