quinta-feira, 13 de abril de 2017

Governo do Estado reforça Blitzes da Lei Seca


Quem pegar a estrada para aproveitar o feriado estendido nos tradicionais focos das festas de Semana Santa, deve ter atenção redobrada. Em uma tentativa de coibir a combinação álcool e direção, o governo do Estado intensificará as blitzes da Operação Lei Seca em diversas rodovias. As abordagens acontecerão na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão de Pernambuco.

Os condutores que infringirem a lei poderá ser penalizado com multa gravíssima multiplicada por dez e terá que desembolsar o valor de R$ 2.934,70. Além disso, o condutor que apresentar sinais de embriaguez pode ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. O reforço acontece em cidades que contam com programações especiais para o período ou que terão aumento no fluxo de visitantes.

As blitzes serão realizadas nos municípios da RMR, nas praias do Litoral Norte e do Litoral Sul, em Caruaru, Gravatá e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde e Afogados da Ingazeira, no Sertão. O Agreste, onde acontece a Paixão de Cristo, recebe atenção especial. Em Caruaru e Brejo da Madre de Deus, além da fiscalização, haverá atividades educativas. Aqui em Garanhuns, além das ações durante a Semana Santa, a Lei Seca já está com programação para o Festival Viva Dominguinhos, que ocorre entre os dias 20 e 22 deste mês.

As ações da Operação Lei Seca são realizadas todos os dias da semana, em horários variados e de forma itinerante, com a instalação de tendas e o uso de vans informatizadas para os testes de alcoolemia. Entre 2011, quando começou em Pernambuco, até 2016, a Operação Lei Seca realizou 1.773.843 de abordagens. Desse total, foram 6.986 constatações do uso de álcool ao volante, 1.592 crimes e 26.331 recusas ao teste do bafômetro. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)