domingo, 30 de abril de 2017

FIQUE ATENTO AOS PONTOS: Fiscalização via Videomonitoramento começa nessa Quarta no Recife

 

Os agrestinos que viajam a Recife devem ficar atentos ao chegar a Capital do Estado. É que a partir desta quarta-feira, dia 3, o trabalho de fiscalização por videomonitoramento em pontos da Cidade começará a ser posto em prática pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). A ação acontece após um mês de período educativo e implantação da sinalização adequada, iniciada no dia 3 de abril.

A fiscalização através das câmeras está permitida desde 2015, de acordo com a resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As câmeras serão operadas apenas por agentes de trânsito – únicos responsáveis pelas autuações.

São os seguintes trechos contarão com a fiscalização via videomonitoramento:

AVENIDAS
Avenida Recife - Nos dois sentidos do cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz;
Avenida Antônio de Góes - Nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro;
Avenida Conselheiro Aguiar- No cruzamento com as ruas Padre Carapuceiro e Frei Leandro; e
Avenida Norte - no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro.

CRUZAMENTOS
Largo da Paz com a Estrada dos Remédios;
Avenida Governador Agamenon Magalhães com Rua Dr. Leopoldo Lins;
Avenida Norte com a Avenida Professor José dos Anjos; e
Avenida Dois Rios com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César.

As imagens vão ser utilizadas para a fiscalização de infrações como o estacionamento irregular, formação de fila dupla, conversão proibida e conduzir motocicleta sem utilizar capacete. As câmeras não serão utilizadas para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como excesso de velocidade e estacionar a menos de cinco metros do bordo do alinhamento transversal; ou, ainda, as que precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios e em mau estado de conservação.

As áreas com videomonitoramento continuarão recebendo a presença física das equipes de agentes de trânsito da CTTU, que trabalham não apenas na fiscalização como também no monitoramento e na operação do tráfego. Os condutores devem estar atentos porque as câmeras possuem um raio avançado de alcance. A Central de Operações de Trânsito (COT), que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, será responsável pela fiscalização, por meio de um efetivo de cerca de 20 agentes de trânsito. (Com informações do JC Online. CONFIRA)