quarta-feira, 9 de maio de 2018

NATAL DE GARANHUNS: Vereadora protocola Denúncia no Ministério Público. Prefeitura e Artesãos levam Prestação de Contas para facilitar apuração dos Fatos

 

A Vereadora Betânia da Ação Social (PTB) cumpriu o que havia divulgado e levou até o Ministério Público denuncias referentes a produção do evento “A Magia do Natal”, que é promovido pelo Governo Municipal de Garanhuns, com decoração viabilizada através de peças produzidas pela Associação Casa do Artesão.

Acompanhada por assessores e por membros da Imprensa Local, que inclusive transmitiram o ato de protocolo da denúncia no MP, ao vivo, pela rede social facebook , Betânia foi recebida na manhã de ontem, dia 8, pelo promotor Domingos Sávio, que analisará as denúncias no Ministério Público local. 

A Parlamentar defende a apuração do teor de um áudio divulgado nas mídias sociais, em que o artesão Rinaldo Passarinho, que participou do projeto nos anos de 2013 a 2015, registra haver indícios de irregularidades no processo. Após a divulgação do áudio, Rinaldo afirmou que não havia feito qualquer denúncia e que “o áudio veiculado foi publicado fora de contexto e sem conjectura”.

Como resposta ao protocolo das denúncias junto ao MP, a secretária de Turismo e Cultura de Garanhuns, Neile Barros, que gerencia o Evento desde o ano de 2016; a atual presidente da Associação Casa do Artesão (entidade responsável pela produção das peças que compõem a ornamentação), Jandira José da Silva e a presidente da Entidade, entres os anos de 2014 e 2015, Iraci Soares, estiveram na manhã de hoje, dia 9, na sede do Ministério Público para apresentar as prestações de contas alusivas a produção do antigo Natal Luz e atual A Magia do Natal.

“Embora não tenhamos sido notificados pelo Ministério Público, mas como não há nada a esconder, atendendo, inclusive a uma determinação do Prefeito Izaías Régis, trouxemos a prestação de contas, que também já está de posse do Tribunal de Contas do Estado. Queremos colaborar com a apuração junto ao Ministério Público para que não fique qualquer dúvida quanto a lisura do processo de produção da Magia do Natal de Garanhuns, evento que traz desenvolvimento para o Município””, registrou a secretária Neile Barros, após a entrega da documentação na sede do MP.

De acordo com Iraci Soares, nas prestações de contas do evento, entregues hoje, é possível identificar que houve a devolução de recursos não utilizados, até mesmo de centavos. "Há notas até de centavos. Chegamos a devolver pouco mais de doze mil reais à Prefeitura em 2014, que não foram utilizados (conforme comprovante depósito). A última parcela nem chegou a ser depositada pela Prefeitura. Ou seja: as nossas prestações de contas comprovam o cuidado que temos com cada centavo utilizado para realizar este, que é o maior evento de Garanhuns. Estamos tranquilos quanto ao que realizamos e vamos de forma pessoal buscar a responsabilização criminal dos denunciantes", registrou a ex-presidente da Associação Casa do Artesão.

Clique em Player e confira os Vídeos, do protocolo da denúncia, realizado pela Vereadora Betânia da Ação Social (publicado originalmente no facebook do Blog do Cisneiros), bem como da entrega da prestação de contas por parte da Prefeitura e da Associação Casa do Artesão, ambos realizados na sede do Ministério Público: