sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Câmara de Lagoa do Ouro aprova Projeto Definindo Jornada de Trabalho de Conselheiros Tutelares

 

Atendendo ao que determina a Resolução nº 170, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), a Câmara de Vereadores de Lagoa do Ouro aprovou por maioria, com 6 votos favoráveis e 3 contrários, o Projeto de Lei nº 10, enviado pelo Poder Executivo Municipal, e que versa sobre uma alteração na Lei Municipal nº 170/2015, que criou o Conselho Tutelar no Município, definindo a jornada de trabalho dos seus Conselheiros.

É que de acordo com a Resolução do CONANDA, o Conselho Tutelar deverá estar aberto ao público nos moldes estabelecidos por Lei Municipal, sem prejuízo no atendimento interrupto à população. O Documento também registra que a função de membro do Conselho Tutelar exige dedicação exclusiva, proibindo o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada. Ainda segundo a Resolução nº 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente a função do Conselheiro compreende não só o horário de funcionamento do Órgão, mas suas atividades em regime de plantão, inclusive nos feriados e finais de semana.

Segundo o Projeto de Lei aprovado na Câmara e que deve ser sancionado pelo Prefeito Marquidoves Vieira Marques nos próximos dias, o funcionamento do Conselho Tutelar e a jornada de trabalho dos Conselheiros de Lagoa do Ouro passará a ser a seguinte: nos dias úteis, das 8 as 12h e das 14 as 18h, com intervalo de duas horas para o almoço. Nesse regime de funcionamento, apenas quatro Conselheiros prestarão atendimento a população. Ainda de acordo com o Projeto de Lei, o quinto dos cinco Conselheiros, que não estiver cumprindo o expediente normal (das 8 as 12h e das 14 as 18h), ficará em regime de prontidão nos dias úteis, das 18h até as 8h, e nos finais de semana e feriados, de plantão, das 8 as 12h e das 14 as 18h. Os Conselheiros também passarão a se revezar no serviço de prontidão e plantão nos dias úteis e nos finais de semana, de forma a garantir a igualdade de horários no desempenho do serviço. O descumprimento, sem justificativa, dos horários e regimes de trabalho poderá acarretar na aplicação de sanções disciplinares.

A TRAMITAÇÃO DO PROJETO - Votaram favoráveis ao projeto os vereadores Lenivaldo Costa (presidente da Câmara); Expedito Paulino; Chico Fagundes; Ageilza Couto; José Maria Sabino e Fábio Leite, todos que integram a Bancada Governista. Os vereadores Luciano Torres e Márcio Fletson, que fazem oposição ao Governo Marquidoves, bem como Pedro de Ademilton, que é da base do Governo, votaram contrários ao Projeto. “Quem votou contra queria que continuasse como está: um verdadeiro descaso com a garantia dos direitos da Criança e do Adolescente de Lagoa do Ouro, com o Conselho Tutelar passando a maioria do tempo fechado e sem atividades nos finais de semana, feriados ou durante os eventos festivos”, chamou a atenção um Cidadão, via aplicativo de mensagens, que pediu reserva de sua Identidade.

POSTURA DE VEREADOR CHAMA A ATENÇÃO – Informações vindas de Lagoa do Ouro dão conta que durante a tramitação do Projeto de Lei, a postura do vereador Pedro de Ademilton chamou a atenção da comunidade lagoa-ourense. É que o Parlamentar, que é da Base Governista, votou favorável ao projeto nas Comissões Permanentes, mas mudou de ideia e votou contra a matéria quando da sua discussão no plenário da Casa Aristides Nery Monteiro.

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição dos agentes públicos citados para publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem.