terça-feira, 21 de agosto de 2018

PESQUISA IBOPE EM PERNAMBUCO: Paulo Câmara sai na Frente, mas tem Rejeição de 43%

 

Pesquisa Ibope divulgada nessa segunda-feira, dia 20, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 27%
Armando Monteiro (PTB): 21%
Ana Patrícia Alves (PCO): 3%
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 2%
Simone Fontana (PSTU): 2%
Dani Portela (PSOL): 1%
Branco/nulo: 32%
Não sabe/não respondeu: 8%

A pesquisa, cuja margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, foi encomendada pela TV Globo e pelo Jornal do Commercio. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. O Estudo foi realizado entre os dias 17 e 19 deste mês e ouviu 1.204 eleitores de todas as regiões do Estado, com 16 anos ou mais. A Pesquisa, que tem nível de confiança de 95%, foi registrada no TRE (PE-00006/2018) e no TSE (BR‐09085/2018).

ESPONTÂNEA - Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Paulo Câmara (PSB): 9%
Armando Monteiro (PTB): 5%
Ana Patrícia Alves (PCO): 0%
Julio Lossio (Rede): 0%
Maurício Rands (PROS): 0%
Dani Portela (PSOL): –
Simone Fontana (PSTU): –
Outros: 3%
Branco/nulo: 29%
Não sabe/não respondeu: 53%

REJEIÇÃO - O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

Paulo Câmara (PSB): 43%
Armando Monteiro (PTB): 27%
Dani Portela (PSOL): 18%
Julio Lossio (Rede): 18%
Ana Patrícia Alves (PCO): 17%
Maurício Rands (PROS): 17%
Simone Fontana (PSTU): 17%
Poderia votar em todos: 3%
Não sabe/não respondeu: 20%

ANÁLISE DA PESQUISA - Com o quadro político apontando para a eleição em dois turnos, para alguns analistas políticos, Armando Monteiro, candidato a governador da Coligação Pernambuco Vai Mudar, consolida sua posição de líder entre os candidatos de oposição, que juntos somam 32% de intenções de votos. Isso corresponde a cinco pontos percentuais à frente de Paulo Câmara, que tem uma taxa de rejeição de 43%, contra apenas 27% de Armando.

No levantamento divulgado pela TV Globo na noite dessa segunda-feira, dia 20, Armando aparece com 21% de intenções de votos. Como a margem de erro da pesquisa é de até 3 pontos percentuais para mais ou para menos, ele se coloca no limite do empate técnico com Paulo Câmara, que tem 27%.

O coordenador da campanha de Armando, o Prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, recebeu os números com otimismo. “Ainda estamos no começo da campanha eleitoral, mas os resultados de todas as pesquisas mostram que a população de Pernambuco reprova o atual Governo e o candidato”, disse Ricardo. “Vamos percorrer todo o Estado, unindo as pessoas em torno da mudança. Chegou a hora de reconstruir Pernambuco, recuperar os empregos perdidos nestes últimos três anos e meio, garantir segurança pública e fazer a saúde funcionar de verdade”, salienta. (Com informações do G1/PE e imagens do Jornal do Commércio)