domingo, 12 de agosto de 2018

ELEIÇÕES 2018: Armando e Paulo travam Disputa por apoio de Prefeitos em Cidades com mais de 50 Mil Eleitores

 

Até onde o apoio de um prefeito pode influenciar na corrida para o Palácio do Campo das Princesas? O Jornal do Commercio fez um levantamento sobre o apoio dos chefes dos Executivos Municipais Pernambucanos, cujo eleitorado seja igual ou superior a 50.000 eleitores e o de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), aos candidatos a Governador do Estado nas eleições deste ano. 

Nas 26 cidades analisadas, o senador Armando Monteiro (PTB) tem o apoio de 14 prefeitos e sai na frente na disputa. Ele encabeça a chapa oposicionista Pernambuco Vai Mudar (PTB, PSDB, DEM, PSC, PPS, PRB, Podemos, PV, PSL, PRTB, PHS, PSDC e PMB). Já o Governador Paulo Câmara (PSB), que tenta a reeleição, tem 11 desses gestores municipais no seu palanque. Ele comanda a Frente Popular (PSB, PT, MDB, PCdoB, PP, PSD, PMN, PPL, PR, Patriota, PRP, Solidariedade). Os demais candidatos ao governo de Pernambuco, Maurício Rands (PROS), Júlio Lóssio (Rede), Dani Portela (PSOL) e Simone Fontana (PSTU), não têm apoio de nenhum Prefeito dos Municípios analisados pelo JC, mas isso não significa que eles não possam vir a ser apoiados nas demais cidades. Somado o eleitorado das cidades em que o Prefeito apoia Armando, ele chega a 1.624.735. Já nos municípios comandados por aliados de Paulo, o quantitativo é de 2.110.994 eleitores.

ANÁLISE DO CENÁRIO - O cientista político Elton Gomes ressalta o papel das prefeituras na composição dos acordos políticos e na mobilização dos fatores que têm impacto na eleição. “O Prefeito é o chefe político local. Ele comanda a máquina partidária no nível local e dá capilaridade para os candidatos ao governo Estadual como alguém viável”, explica. No interior, tal influência se mostra ainda mais evidente pela proximidade do Prefeito com os cidadãos. “O eleitor responsabiliza de forma mais direta o gestor pelos resultados políticos”, acrescenta a cientista política Priscila Lapa. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)