sábado, 11 de agosto de 2018

Projeto de Lei defende Transparência na Arrecadação das Multas de Trânsito em Pernambuco

 

Um Projeto de Lei (PL) para dar mais transparência à arrecadação de multas e, principalmente, à destinação dos recursos obtidos com elas foi protocolado esta semana pela deputada Estadual Priscila Krause (DEM) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Longe do discurso fácil e típico de Motoristas infratores, de que existe uma ‘indústria de multas’ nas ruas – quando na verdade o que existe é uma indústria de infrações -, a proposta da Deputada é dar clareza ao tipo de utilização do dinheiro obtido com as notificações dos motoristas. E razões não faltam para isso, já que no ano passado a arrecadação estadual chegou a R$ 90,57 milhões.

O PL determina que os Órgãos de Trânsito integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) situados no Estado passem a divulgar, mensalmente, não só a arrecadação financeira, mas também detalhe os gastos feitos com esse dinheiro para que a população tenha acesso. A proposta está fundamentada nas alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2016, que no Artigo 320 passou a determinar que a receita arrecadada com a cobrança de multas seja aplicada, exclusivamente, em ações voltadas ao trânsito e à circulação nas cidades: sinalização horizontal e vertical, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. A mudança do CTB também determina a obrigatoriedade de os órgãos responsáveis pelo trânsito (estaduais ou municipais) publicarem a receita arrecadada, anualmente, na web.


“Não estamos aqui defendendo esse discurso de indústria de multas. Não é isso. O que queremos é clareza sobre a utilização desses recursos porque eles precisam ser investidos de volta no trânsito, na circulação das cidades. Com a alteração do CTB, eles não podem mais se perder numa conta única do Estado ou dos municípios e ter outras destinações. Agora são recursos carimbados”, argumenta Priscila Krause. O PL da Deputada tem número (2024/2018) e foi distribuído para as comissões da Alepe. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)