sábado, 22 de setembro de 2018

ALERTA: Álcool é Responsável por Uma a cada 20 Mortes no Mundo, revela Estudo da OMS


O álcool mata cerca de 3 milhões de pessoas em todo mundo a cada ano, representando uma em cada 20 mortes - alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em um relatório sobre o consumo global de álcool e suas consequências adversas para a saúde, a agência da OMS aponta que o consumo de álcool mata mais pessoas do que a aids, a tuberculose e a violência combinadas.

Doenças infecciosas, acidentes de trânsito, lesões, homicídios, doenças cardiovasculares, diabetes... Pelo menos 5,3% das mortes em todo mundo são relacionadas ao álcool a cada ano, segundo a OMS. Para os mais jovens (20-29 anos), essa taxa é de 13,5%. No total, o álcool matou cerca de 3 milhões de pessoas no mundo todo em 2016, contra os 3,3 milhões em 2012, de acordo com o relatório da OMS sobre o assunto. Os homens correspondem a três quartos dos óbitos registrados. A OMS observa que têm havido "algumas tendências globais positivas", apontando para a redução, desde 2010, do consumo episódico e do número de mortes relacionadas ao álcool. Mas, explicam os especialistas, "o peso global das doenças e danos causados pelo consumo nocivo do álcool é inaceitável, particularmente na região da Europa e na região das Américas".

MAIS DE 200 DOENÇAS ESTÃO LIGADAS AO CONSUMO DE ÁLCOOL - Das 3 milhões de mortes atribuíveis ao álcool, 28% estão relacionadas a acidentes de trânsito, violência, suicídios e outros atos violentos; 21%, a distúrbios digestivos; e 19%, a doenças cardiovasculares. As mortes restantes são atribuídas a doenças infecciosas, cânceres, transtornos mentais e outros problemas de saúde. (Com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)