terça-feira, 11 de setembro de 2018

CARNE DE PRIMEIRA: Lagoa do Ouro é Destaque por Condições Sanitárias no Abate de Animais; na Distribuição e na Comercialização de Carnes

 

Lagoa do Ouro se destaca em Pernambuco por ter uma das melhores condições sanitárias no abate de animais, bem como na distribuição e comercialização de carnes.

É que enquanto diversos Municípios no Estado têm seus abatedouros interditados ou promovem o abate com marretas e similares, em Lagoa do Ouro o panorama é de um Matadouro adequado às condições sanitárias, que realiza o abate de animais através de métodos humanitários. “Há alguns anos construímos um novo Matadouro e recentemente realizamos uma série de adequações, como por exemplo, a aquisição de dois equipamentos de insensibilização para bovinos e suínos: a Pistola Pneumática (bovinos) e o Insensibilizador Elétrico (Suínos), o que tornou o nosso abate totalmente humanitário, cumprindo as normas sanitárias vigentes no País”, explica o Prefeito Marquidoves Vieira Marques.

Além disso, segundo Prefeito, o Matadouro de Lagoa do Ouro, que brevemente receberá novas adequações em sua estrutura, conta com Médico Veterinário e diversos profissionais qualificados no abate de animais. “Também nos preocupamos com os comerciantes e trabalhamos com uma das menores taxas de abate do Estado”, complementa Marquidoves. Vale registrar que as condições do Matadouro de Lagoa do Ouro já possibilizaram até o atendimento de outros Municípios, a exemplo de Correntes, Palmeirina e até Santana do Mundaú, localizado no estado de Alagoas.


CAMINHÃO FRIGORÍFICO E AÇOUGUE REFORMADO - Mas a preocupação com a qualidade da carne comercializada em Lagoa do Ouro vai além do abate dos animais. O Município conta com um caminhão frigorífico, que apanha a carne produzida no Matadouro e a transporta até o Açougue Público Municipal.

“Paralelo a esse transporte totalmente higienizado, concluímos nos últimos dias a reforma do Açougue Municipal e do Mercado de Carne do Distrito de Igapó. Agora, contamos com tarimbas com revestimento granítico e cerâmico; forradas com PVC e que contam com pias individuais para o higiene dos comerciantes. Também investimos na construção de novos sanitários públicos, inclusive dotados de acessibilidade”, pontua o Prefeito de Lagoa do Ouro, que finaliza: “quem compra carne em Lagoa do Ouro tem a certeza que está adquirindo um produto de qualidade”, constata Marquidoves.

FEIRA DE GADO – Além dos investimentos nas condições sanitárias que vão desde ao abate de animais até a comercialização da carne produzida, o Governo de Lagoa do Ouro também realizou investimentos que possibilitaram a ampliação da Feira de Gado, que acontece sempre às quartas-feiras nas imediações do Matadouro Público. “A Prefeitura construiu um novo Curral de Gado, que possibilita que tenhamos uma grande Feira de Gado, marcada por uma significativa comercialização de animais. O Município também disponibiliza uma balança, utilizada para pesar os animais, com capacidade de até 5 mil quilos”, apresenta a secretária de Agricultura e Assistência Social, Vanderléa Nascimento.