sábado, 22 de setembro de 2018

FERRAMENTA: Aplicativo permite Comparar Preços em 70 mil Estabelecimentos de Pernambuco

 

Os consumidores pernambucanos agora contam com uma ferramenta digital que permite comparar preços de produtos vendidos em mais de 70 mil estabelecimentos do Estado. O aplicativo “Menor Preço – Pernambuco” é gratuito e já está disponível para download em Android e iOS.

Utilizando como banco de dados as informações presentes nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas em Pernambuco, a Secretaria da Fazenda (que disponibiliza o serviço) espera estimular a concorrência no comércio e incentivar a regularização fiscal das empresas. A implementação da plataforma é fruto de uma parceria entre a Sefaz de Pernambuco com a Fazenda do Paraná e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que desenvolveram o app. A colaboração permite o funcionamento da ferramenta sem custos para Pernambuco durante seis meses. Depois desse período, o governo estadual terá um gasto anual de R$ 36 mil para a manutenção do Menor Preço.

Ao fazer o download, o consumidor pode inserir no campo de busca o nome do produto, a marca ou número do código de barras. Os resultados podem ser refinados pelo raio de distância (que pode ir de um a 20 quilômetros), preços mínimos e máximos e a data de realização das vendas daquele mesmo item e que servirão de referência (que podem ir de uma hora a 15 dias). 

No canto superior esquerdo da tela, o app ainda traz uma lista de perguntas e respostas dos usuários. Cada resultado traz informações adicionais do histórico dos preços e a indicação da localização da loja em mapa, além da possibilidade de o usuário criar sua própria lista de produtos favoritos.

Ao escolher o estabelecimento com preço e distância mais adequados, o consumidor é informado sobre a última data e hora em que o item foi vendido pelo preço informado. As informações são atualizadas em tempo real, à medida que novas notas fiscais eletrônicas são emitidas. Na relação do banco de dados constam todos os produtos sobre os quais incidem Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pela Fazenda estadual, ou seja, desde alimentos e bebidas até combustível. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)