quinta-feira, 11 de abril de 2013

AS NOVIDADES DA POLÍTICA REGIONAL



100 DIAS – O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) reuniu a Imprensa para em coletiva fazer um balanço dos seus 100 primeiros dias de Governo.  Entre as novidades, Régis anunciou a instalação dos abrigos de passageiros no terminal da Praça Irmãos Miranda.  

A CULPA É DE LUIZ – Izaías gastou boa parte do tempo da entrevista de cerca de 40 minutos para atribuir a gestão passada as dificuldades iniciais do seu Governo. Ele falou da transição, de informações desencontradas e até de contas de água, telefone e energia deixadas pelo Governo que o antecedeu.  

FALTA DE INFORMAÇÃO – O Prefeito de Garanhuns também disse na entrevista que faltaram informações por parte da gestão de Luiz Carlos, todavia, postagem do jornalista Roberto Almeida (um dos mais respeitados jornalistas de Pernambuco) contradiz Izaías. Na postagem: IZAÍAS E LUIZ CARLOS TÊM ENCONTRO NESTA QUINTA, publicada em 24 de outubro de 2012, o Blog diz que: “no entanto o próprio Izaías, hoje pela manhã, conversou com o blogueiro e assegurou que a transição está acontecendo de forma absolutamente tranquila. O prefeito eleito disse que Luiz Carlos se prestou totalmente a prestar informações sobre a situação do Município. O pedetista está agindo com correção e de forma transparente, facilitando as coisas para o futuro governo, conforme revelou o deputado”.

REFORMA – Izaías anunciou uma ampla reforma no CAIC; a compra de quatro novas ambulâncias; melhorias no acesso ao Parque Euclides Dourado, além do inicio de obras de pavimentação em cinco ruas na Cohab 2. O Governante também revelou que o Festival da Jovem Guarda, voltará a ser realizado, inclusive com período definido: 11, 12 e 13 de outubro.

SHOPPING – O Prefeito Izaías deu um ultimato ao grupo de empresários que planeja instalar um shopping em Garanhuns. Disse que está dando um prazo e revelou que já existem dois grupos fortes interessados em investir em Garanhuns.

FANTASMAS DE VOLTA – Circulam nos corredores do Centro Administrativo de uma Prefeitura da Região que o filho de um ex-Prefeito e importante aliado politico do atual Governante trabalha para receber: o trabalho é ir ao caixa eletrônico no dia do pagamento e sacar o faz me rir. Parece que a exorcismo pregado no inicio já vai caindo no esquecimento.   

VEREADORES EM BRASÍLIA – Os vereadores pós-comunistas, Sivaldo Albino e Carla Vilaço viajam a Brasília para participar da Conferência Nacional do PPS. A expectativa e que os caciques do Partido anunciem a fusão com o PMN.

FIM DA REELEIÇÃO – E na Câmara de Garanhuns a reeleição para membros da Mesa Diretora caminha para a extinção. A inciativa do residente Audálio Filho (PDSC) já foi aprovada em primeira votação. Na próxima semana, os legisladores sacramentam o fim do processo no Legislativo Garanhuense sem que qualquer vereador tenha sentido o sabor de se manter a frente da Casa Raimundo de Moraes por duas legislaturas seguidas.

NOVO ESTACIONAMENTO - Obra iniciada por Eliane Simões foi entregue na noite de ontem pela atual presidente da AESGA, Giane Lira. O estacionamento, assim como a calçada e a iluminação de segurança, atendem as exigências da aplicabilidade de direitos essenciais, a exemplo de vagas para portadores de deficiência e acessibilidade para cadeirantes. A obra custou R$ 171 mil reais.

SAMU - Gestores de municípios com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência têm 60 dias para cadastrar todas as ambulâncias e centrais de regulação de urgências no sistema oficial do Ministério da Saúde. O objetivo da norma, segundo a pasta, é aumentar o controle dos serviços oferecidos e evitar que os veículos fiquem parados.
  
PE PERDE - Pelo novo cálculo do Tribunal Superior Eleitoral, que atendeu a uma representação da Assembleia Legislativa do Amazonas, Pernambuco passará a ter, a partir de 2015, 47 cadeiras de deputado estadual (hoje são 49) e 24 de deputado federal (hoje são 25). Os políticos pernambucanos irão recorrer da decisão.

VEREADORES NO AR – Os vereadores de Garanhuns vêm participando de entrevistas na Rádio Marano desde a última segunda-feira (8), sempre às 11h. Os primeiros a falar são os governistas. Já os membros da oposição só vão ao ar na próxima semana.

PADRE JORGE – A Prefeitura de Iati promove uma Ação de Cidadania no próximo dia 18. Diversos serviços nas áreas de Saúde e Assistência Social serão oferecidos gratuitamente na praça central da Cidade. O Padre Jorge (PTB), prefeito do Município, vem dando uma atenção especial a área de saúde naquele Município.

SAÚDE - O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos para 38 municípios pernambucanos por conta de irregularidades. Na lista divulgada no Diário Oficial da União, No último dia 5, estão os municípios de: Garanhuns, Caetés, Lajedo, Jurema, Palmeirina, Arcoverde e Pesqueira.

SALOÁ - O ex-prefeito de Saloá, Gilvan Pereira (PSB), teve as suas contas da gestão 2010 rejeitas pelo Tribunal de Contas do Estado. A decisão agora vai para o campo político, com as contas sendo analisadas pela Câmara de Vereadores. Dos nove vereadores que fazem parte da atual legislatura, Gilvan precisa do voto de pelo menos seis para ter suas contas aprovadas.

LEGALIDADE – O Tribunal de Justiça considerou legal a doação de bens móveis e imóveis feita pelo ex-prefeito de Palmeirina, Eudson Catão (PSB), à orquestra Manoel Lafaiete e ao Clube das Mães. Com isso, foi cassada a liminar que determinava a devolução. Este processo gerou a maior polêmica durante a campanha passada naquele Município.

CIDADES – Acontece hoje, na Câmara de Saloá um encontro entre o Prefeito Ricardo Alves (PMDB) e o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral. Segundo o presidente da Câmara, Ronaldinho Birunda (PSDB), o Secretário deverá assinar ordens de serviços para obras de grande porte na cidade.