sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Movimento S.O.S. Pecuária tenta alertar Governador quanto extinção da pecuária leiteira em Pernambuco


Com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado quanto às dificuldades vivenciadas pelos pecuaristas por conta dos efeitos da Seca foi criado o Movimento S.O.S. Pecuária de Pernambuco. Integram a iniciativa, produtores rurais e pecuaristas de várias cidades do Estado, todos desestimulados pelo atual cenário desolador da seca.   

“Trata-se de um estado de Calamidade Pública, que acontece todos os anos, mas que nesse ano está ainda mais acentuado, pois nem a Palma temos para alimentar o rebanho. Queremos alertar o Governo para que não haja a extinção da pecuária leiteira, o que vai gerar prejuízos de grande proporções para Pernambuco”, alertam os membros do Movimento, em documento enviado a Imprensa. 

O Movimento formatou uma pauta de reivindicações ao Governo do Estado, todavia informações dão conta que o Movimento não vem recebendo a devida atenção por parte do Governador Eduardo Campos e do secretário de Agricultura Ranilson Ramos. 

Entre as solicitações do Movimento estão: a liberação da cota de milho que os produtores têm direito de acordo com o cadastro existente na Conab; que seja subsidiado o frete em 60% por tonelada de cana; a intervenção junto ao Governo Federal para agilizar as renegociações das dividas dos produtores rurais e concessão de novos empréstimos emergenciais a juros subsidiados, além da aquisição de arados subsoladores e de kits de irrigação para o plantio da Palma.