O Detran começou
ontem, dia 2, a exigir agendamento online para os atendimentos presenciais. Já
está disponível no site do órgão o agendamento de serviços nas áreas de
Veículos e Habilitação de Condutores. As vagas disponíveis servem para este mês
de dezembro. Na semana seguinte, a partir do dia 10 (quarta), o atendimento
presencial destes serviços será exclusivamente para quem tiver feito
agendamento de dia, hora e local através da internet. A medida vale para todo o
estado e o interessado pode ser atendido na sede, na Zona Oeste do Recife, nos
postos avançados em shoppings e nas Ciretrans.
O agendamento prévio deve ser feito para os serviços relativos à Carteira
Nacional de Habilitação (CNH) e a Veículos. A exceção é a entrega de
documentos, como a própria CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento
(CRLV) do automóvel. Os cidadãos devem ficar atentos pois alguns dos atendimentos
de Veículos exigem que seja apresentado um comprovante de vistoria veicular -
para realizá-la também é necessário o agendamento.
Após agendar o
atendimento presencial, o cidadão precisa chegar ao Detran com 15 minutos de antecedência portando
documento de identificação e comprovante impresso do agendamento. A marcação
depende das vagas disponíveis, que são geradas com base na média de
atendimentos diários e mensais.
Alguns serviços
disponibilizados pelo Detran podem ser realizados totalmente pela internet,
como a emissão da CNH definitiva e a Permissão Internacional para Dirigir.
Outros são realizados em duas etapas, online e presencial, a exemplo da
renovação da CNH, que requer a coleta de digitais.
De acordo com o
diretor de atendimento do órgão, Wanderson Florêncio, para os serviços que
exigem a presença do cidadão, o agendamento online proporciona mais comodidade
e eficiência. “Com isso, nós eliminamos de uma vez por todas as filas e a
espera no Detran”, afirma. Com a medida, a expectativa é de que o atendimento
aumente em até 30%. (Com informações do
G1/Caruaru)