O deputado Estadual Álvaro Porto (PSD) apresentou nessa quinta-feira,
dia 15, pedido de informação ao Governo do Estado sobre a atuação das
Organizações Sociais (OSs) na gestão dos hospitais e das Unidades de Pronto
Atendimento (Upas) em Pernambuco. Atualmente, a administração da rede pública
de hospitais no Estado está a cargo do Instituto Materno-Infantil Professor
Fernando Figueira (Imip).
O pedido foi feito uma semana depois de o Deputado ter defendido, em
discurso na Assembleia, à necessidade de se investigar a atuação do Imip e a
aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Governo de
Pernambuco. A iniciativa de Porto é reforçada pela notícia da Instauração de um
Inquérito Civil Público pelo Ministério Público Federal em Pernambuco destinado
a investigar denúncia anônima de "possíveis irregularidades", com
possível desvio de recursos federais em todos os hospitais da rede Imip-Hospitalar
da Região Metropolitana do Recife.
O Deputado anunciou que solicitará também informações junto ao Tribunal
de Contas do Estado e ao Ministério Público de Pernambuco. "É necessário
esclarecer porque o dinheiro do SUS não chega aos hospitais e aos médicos, como
denunciaram, na semana passada, cardiologistas que operam pacientes pelo SUS no
Hospital Português. É preciso transparência no processo de compra de
medicamentos e material hospitalar. É importante que se investigue e se tire a
cortina que encobre a gestão dos hospitais e é fundamental que se penalize os
autores de eventuais crimes", afirmou Álvaro Porto em pronunciamento
realizado nesta quinta-feira (15).
Serão alvo da investigação do Ministério Público Federal o Hospital
Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, o Hospital Metropolitano Norte Miguel
Arraes e o Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas da Silveira. A instauração o
Inquérito ocorreu no dia 05 deste mês. "Esta investigação deve ser
acompanhada com o máximo de atenção por esta Casa. Afinal, os resultados da
precariedade Saúde no Estado nos é reclamada diariamente pela população e mesmo
pelos médicos", enfatizou.
Destinado ao Governador Paulo Câmara, o pedido de informação relaciona
19 questionamentos que vão desde quadro de pessoal, empresas e fornecedores
contratados, compra de medicamentos e os valores mensais repassados pelo
Governo do Estado às OSs. (Com
informações da Assessoria)