sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DA SAÚDE: Álvaro Porto apresenta pedido de informação ao Governo do Estado

 

O deputado Estadual Álvaro Porto (PSD) apresentou nessa quinta-feira, dia 15, pedido de informação ao Governo do Estado sobre a atuação das Organizações Sociais (OSs) na gestão dos hospitais e das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em Pernambuco. Atualmente, a administração da rede pública de hospitais no Estado está a cargo do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira (Imip).

O pedido foi feito uma semana depois de o Deputado ter defendido, em discurso na Assembleia, à necessidade de se investigar a atuação do Imip e a aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Governo de Pernambuco. A iniciativa de Porto é reforçada pela notícia da Instauração de um Inquérito Civil Público pelo Ministério Público Federal em Pernambuco destinado a investigar denúncia anônima de "possíveis irregularidades", com possível desvio de recursos federais em todos os hospitais da rede Imip-Hospitalar da Região Metropolitana do Recife.

O Deputado anunciou que solicitará também informações junto ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público de Pernambuco. "É necessário esclarecer porque o dinheiro do SUS não chega aos hospitais e aos médicos, como denunciaram, na semana passada, cardiologistas que operam pacientes pelo SUS no Hospital Português. É preciso transparência no processo de compra de medicamentos e material hospitalar. É importante que se investigue e se tire a cortina que encobre a gestão dos hospitais e é fundamental que se penalize os autores de eventuais crimes", afirmou Álvaro Porto em pronunciamento realizado nesta quinta-feira (15).

Serão alvo da investigação do Ministério Público Federal o Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes e o Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas da Silveira. A instauração o Inquérito ocorreu no dia 05 deste mês. "Esta investigação deve ser acompanhada com o máximo de atenção por esta Casa. Afinal, os resultados da precariedade Saúde no Estado nos é reclamada diariamente pela população e mesmo pelos médicos", enfatizou.

Destinado ao Governador Paulo Câmara, o pedido de informação relaciona 19 questionamentos que vão desde quadro de pessoal, empresas e fornecedores contratados, compra de medicamentos e os valores mensais repassados pelo Governo do Estado às OSs. (Com informações da Assessoria)