quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Promotor de Garanhuns disputará Eleição para Procurador Geral de Justiça


Membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) escolhem no próximo 3 de janeiro os nomes que comporão a lista tríplice para definição do novo Procurador-­geral de Justiça. Até então pelo menos oito candidatos já manifestaram interesse na disputa, que pode ter a participação de todos os promotores e procuradores com mais de 35 anos de idade e dez anos de atividade.

Dentre os postulantes ao cargo está o Promotor que atua aqui em Garanhuns, Francisco Dirceu Barros (imagem ao lado). Ele, que será agraciado logo mais à noite pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, foi o segundo colocado na eleição que resultou na lista tríplice na disputa pelo biênio que se encerra (2015-­2016), vencida pelo atual procurador-­geral, Carlos Guerra, que está novamente entre os postulantes e pode ser reconduzido ao Cargo.

A escolha final caberá ao governador Paulo Câmara (PSB). A expectativa dos membros do MPPE é de que Paulo Câmara dê sequência à escolha do primeiro da lista. A nomeação do mais votado pelos membros do MPPE foi uma prática adotada pelo governador Miguel Arraes (PSB), falecido em 2005, mas nem sempre seguida pelos seus sucessores.

A votação acontece, das 9 as 17h, no Centro Cultural Rossini Couto. Promotores e procuradores são obrigados a votar. A escolha é feita de forma secreta e cada um dos eleitores indica três nomes.