terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O Natal Luz na Visão de Marcílio Reinaux Maia


Confira a opinião do Professor Universitário:

“Como é bom andar pelas ruas de Garanhuns com trânsito engarrafado. Isso não é gostar de sofrer e sim, expressar a alegria em ver nossa Cidade tomada por dezenas de ônibus e vans de diversas cidades e estados do Nordeste, lotados de turistas, que para cá se dirigem em busca de desfrutar conosco das alegrias do nosso Natal Luz.

Como é bom ver bares e restaurantes repletos de pessoas, rede hoteleira com ocupação beirando os 100% e o fluxo aumentando a cada final de semana. Como é bom saber que com pouco se pode fazer muito e obter resultados surpreendentes. O nome de tudo isso é gestão empreendedora, que pode ser efetivada na gestão pública sim e por que não? Surpresa? Para mim não. E alguns motivos me levam a esta conclusão:

1 - Durante o período em que estivemos à frente da Secretaria de Turismo de Garanhuns, sempre acreditamos no potencial turístico de nossa Cidade e, trabalhamos para nos firmar, inicialmente, como polo de turismo de eventos, o que num segundo momento seria capaz de abrir as portas para o turismo em diversas outras modalidades;

2 - Procuramos inovar criando eventos, como forma de colocar nossa cidade e suas belezas naturais à mostra. Assim foram criados o "Vamos Abraçar o Ano Novo", o nosso carnaval fora de época, o Festival de Inverno e a Garanhuns Oktoberfest, entre outros;

3 - Em todos esses eventos, de alguma forma, lá estava o então presidente da Associação Comercial de Garanhuns, o atual prefeito Izaías Régis, dando seu apoio pessoal e da entidade que representava, para a realização desses eventos. Lembro que em determinada ocasião viajamos juntos, acompanhados de uma comitiva, para a cidade de Blumenau-SC, para ver com eles como acontecia a Oktoberfest de lá e implantarmos a nossa por aqui. O evento foi um sucesso durante os anos em que foi realizado. Naquela época o hoje Prefeito Izaías Régis já me dizia que um dia seria Prefeito de Garanhuns e faria muito mais. É por estas razões que afirmo não estar me causando surpresa o sucesso do nosso Natal Luz.

Quando se unem vontade de fazer com decisão política, as coisas acontecem. O balanço que podemos fazer é que, com pouquíssimo tempo de vida (acredito que esta é a terceira versão do Natal Luz de Garanhuns), o evento já se consolida e em termos econômicos, o retorno proporcionado à cidade já supera e muito o do nosso principal evento, o Festival de Inverno. E com duas grandes vantagens:

1 - Tem um custo muitas vezes inferior ao do FIG;

2 - É um evento de Garanhuns e não, em Garanhuns. Por falar em Festival de Inverno, acho que é tempo de repensarmos o Evento que até então foi nosso carro chefe. A experiência do Natal Luz nos sinaliza para isso. Muita coisa pode ser mudada, como por exemplo, o formato, fazendo com que o evento passe de dez para trinta dias e com os shows musicais acontecendo somente nos finais de semana, sendo o restante dos dias preenchidos com festival de cinema, festival de dança e muitas outras atividades que poderiam ser inseridas. O resultado seria semelhante ao do Natal Luz, que, segundo alguns empresários do setor com quem falei, já superou e muito o FIG. Fica a sugestão.

Mas, dentro de toda a euforia do Natal Luz, alguns pontos fora da curva podemos observar. Se por um lado o Poder Público Municipal está fazendo sua parte promovendo o evento, o mesmo não está acontecendo com a iniciativa privada. Os Empresários poderiam aproveitar esse grande fluxo de turistas para aquecer suas vendas, com promoções, horário estendido, enfim, participando. Entretanto, o que vemos é que muitos empresários, principalmente do centro da cidade, literalmente batem à porta na cara do nosso Natal, não se dignando sequer a deixar suas vitrines à vista e devidamente iluminadas, contribuindo para um maior sucesso do evento.

De parabéns está o nosso Prefeito Izaías Régis e toda equipe por estar brindando a todos nós da cidade e a todos que nos visitam, com essa beleza de Natal. Parabéns a todos!!!".

Marcílio Reinaux Maia já exerceu a função de Secretário Municipal em Garanhuns e atualmente é Professor da AESGA.