sábado, 17 de dezembro de 2016

Unidades de Saúde de Garanhuns contam com Prontuário Eletrônico

 

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, vem implantando o prontuário eletrônico em seu sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

A plataforma digital fará com que cada atendimento dos pacientes seja acompanhado nos diversos serviços, incluindo dados e resultados de exames, assim como verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas dos agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. Até o momento, cinco Unidades já estão utilizando o novo método no atendimento.

A transmissão dos dados da rede municipal para a base nacional, 100% digital, permitirá também que o Ministério da Saúde acompanhe o histórico do paciente e verifique, de forma online, como as verbas do Sistema único de Saúde (SUS) estão sendo aplicadas. 

O prontuário permite eficiência, transparência e economia ao consultar exames e a oferta de medicamentos, por exemplo, e, ainda, faz com que o cidadão possa fiscalizar o SUS. Em suma, a ação irá ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento ainda mais efetivo. Com a implantação, os pacientes terão acesso às informações relacionados ao próprio histórico, como solicitações de exames, encaminhamentos para especialistas e fornecimento de remédios. (Com informações de Ruth Santana/SECOM/PMG)