segunda-feira, 29 de abril de 2019

Ministério Público discute Falta de Remédios nas Farmácias do Estado

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove audiência hoje, dia 29, com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para saber as causas do desabastecimento de 60% dos medicamentos fornecidos pela Farmácia de Pernambuco e tentar solucionar o problema.

A audiência será às 14h30 na Promotoria de Saúde da Capital. A Promotora de Defesa da Saúde da Capital, Maria Ivana Botelho, presidirá o Encontro. Representarão o Estado, o diretor executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde, José Adelino, e o diretor de Assistência Farmacêutica da Pasta, Mário Moreira.

Dos 231 remédios da lista da Farmácia do Estado, usados para tratamento, desde doenças crônicas a transtornos mentais, 139 estão indisponíveis na Rede Pública de Saúde, de acordo com último levantamento relativo ao mês de fevereiro, fornecido pelo próprio Governo de Pernambuco. É que alguns fornecedores não estão abastecendo a Farmácia por atraso nos pagamentos. “Eles abrem a licitação e os fornecedores às vezes participam do processo. Quando chega o momento de fazer a entrega do medicamento, a Secretaria tem débito com o fornecedor e ele não entrega”, explica a promotora Maria Ivana Botelho. “Vamos ver se uma Secretaria tem alguma perspectiva de compra de remédios de forma rotineira para que não haja o risco de chegar a zerar o estoque”, afirmou.

Em nota, a SES confirmou uma participação na audiência e informou que vem trabalhando em um plano de reestruturação da Farmácia de Pernambuco para manter os estoques abastecidos.  Dos 231 remédios que devem ser ofertados pela Farmácia do Estado, 131 estão indisponíveis. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)