domingo, 21 de abril de 2019

MAIS HIGIENE: Padronização das Feiras Livres agrada Consumidores, mas Feirantes reclamam do Valor cobrado na Montagem da Nova Estrutura

CONTRASTE: Frutas e Verduras ao sol nas atuais bancas, e ao lado, as Novas Estruturas. 
A Prefeitura de Garanhuns deu início à padronização, organização e manutenção das feiras livres realizadas em espaços públicos do Município.

A mudança tem o intuito de reestruturar os locais; oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes e atendendo ao previsto nas Leis Sanitárias, e, sobretudo, aos anseios dos clientes. A implantação ocorre de forma gradual nos espaços e algumas bancas já foram instaladas nas feiras da Santa Terezinha, no Magano, e da Boa Vista. Na última quinta-feira, dia 18, os equipamentos chegaram à feira livre da avenida Oliveira Lima, em Heliópolis.

Visando o comércio de alimentos de forma higiênica, as novas bancas possuem estrutura metálica; coberta padronizada e são desmontáveis, permitindo o armazenamento em local adequado, o que não é feito até então, quando diversas bancas de madeira ficam expostas ao ar livre e empilhadas em locais irregulares (imagem ao lado), não atendendo aos padrões sanitários exigidos. A montagem e desmontagem das novas bancas passará a ser realizada, por uma Empresa, vencedora de Processo de Licitação, em horários definidos, de acordo com cada feira.

Uma nova etapa da padronização consiste na identificação dos profissionais, por meio de crachás e uniformização. Ainda serão oferecidos cursos de qualificação para que os feirantes possam se capacitar em gestão financeira e no atendimento de clientes. A partir do próximo ano a venda de carnes também vai passar por adequações, e será feita apenas sob condições de refrigeração recomendadas pelos órgãos de vigilância sanitária, bem como pelo Ministério Público de Pernambuco, através do Programa Carne de Primeira.

“É importante destacar que estamos cumprindo com a legislação, que determina que essas mudanças ocorram. Sabemos da importância cultural das feiras livres e que elas são um meio de subsistência para muitas famílias. Por isso a nossa preocupação é de disciplinar e organizar estes espaços, para que se tornem ainda mais atrativos para os clientes”, registrou Gersinho Filho, titular da Secretaria Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que coordena a ação. “Com essas bancas a feira fica mais organizada e limpa. Gostei da ação, principalmente por não termos mais as frutas e verduras no chão”, observou a senhora Maria José, durante entrevista ao repórter Aurimar Ferreira, no programa Rádio Jornal nas Feiras. “Ficou muito bom e bonito. Dá até gosto vir a feira. Agora é preciso fazer isso também nas bancas de carne”, alertou o cidadão Pedro Viana.  

FEIRANTES RECLAMAM DO VALOR DAS BANCAS – Mas a organização das Feiras Livres apresentada pela Prefeitura e aprovada pelos consumidores não vem agradando a alguns feirantes, que se queixam, sobretudo, dos valores cobrados por cada banca.

Em vídeo gravado e exibido no facebook, o Vereador Marinho da Estiva (PHS) ouviu alguns comerciantes durante a Feira da Oliveira Lima, realizada na última quinta-feira, dia 18. Apesar de reconhecerem a melhoria proporcionada com a instalação das novas bancas, alguns feirantes defendem que o valor cobrado, R$ 20, por banca montada, é alto. Segundo o feirante Vandês do Castainho, atualmente os feirantes pagam R$ 10 por cada banca de madeira. “A gente negocia com hortaliça; traz da roça, se a gente for pagar o valor que está querendo, certamente não vai ficar quase nada, ou seja: vai levar boa parte do que a gente apura ou ganha”, observou o feirante.

Ainda durante sua passagem pela Feira, o vereador Marinho da Estiva divulgou a informação de que uma nova reunião será realizada junto aos feirantes, nessa terça-feira, dia 23, na Câmara de Vereadores de Garanhuns para discutir a padronização das feiras livres. Vale destacar que o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gersinho Filho, participou na quarta-feira, dia 17, no Centro Cultural, de um encontro junto a feirantes para apresentar os benefícios da implantação do processo de padronização nas feiras realizadas no Município. (Com informações e imagens da SECOM/PMG e Facebook)