quarta-feira, 24 de abril de 2019

UNIFICAR ELEIÇÕES: Deputado propõe PEC para estender mandatos de Prefeitos e Vereadores para 2022


As eleições municipais previstas para acontecer no próximo ano podem ser adiadas para 2022. Uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) está sendo discutida no Congresso Nacional e pode adiar as eleições do próximo ano prorrogando assim o mandato dos atuais Prefeitos e Vereadores de todo o País por mais dois anos.

De autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), a PEC foi aclamada pelos Prefeitos que participaram da Marcha dos Prefeitos, realizada recentemente em Brasília-DF. O assunto foi um dos temas mais abordados. PEC semelhante também foi apresentada pelo senador Roberto Muniz (PP-BA) em 2016, porém pouco avançou.

“O sistema atual é extremamente caro para o País. Cada eleição custa em média quase um bilhão de reais e tendo eleições de dois em dois anos sai duas vezes esse custo. Por isso a necessidade da mudança para a unificação das eleições. Estamos muito otimistas de que o Congresso aprovará a mudança unificando as eleições em 2022”, defendeu o Deputado Peninha. Clique em player e confira trecho do discurso de Peninha durante a Marcha dos Prefeitos.