terça-feira, 16 de abril de 2019

Cadeia Pública de Garanhuns será Reaberta nesta Terça

 

A Cadeia Pública de Garanhuns será reinaugurada nesta terça-feira, dia 16, a partir das 10h. A cadeia é gerida pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e passou por reforma.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), as estruturas física, elétrica e hidráulica foram recuperadas. A Cadeia também recebeu reforço na passarela, além de revestimento e pintura nas celas, pátio e setor de alimentação, o que vai possibilitar o aumento do número de vagas de 96 para 200 detentos.

No Estado, há 53 cadeias públicas em funcionamento, gerenciadas por seis núcleos prisionais. A de Garanhuns é um dos núcleos para as unidades prisionais de Bom Conselho, Saloá, Cachoeirinha e Lajedo, onde são recolhidos presos provisórios do regime fechado. A Secretaria informa que a inauguração da cadeia compõe o projeto de criação de 6.600 novas vagas previstas pelo Governo do Estado.

REBELIÃO E FECHAMENTO - A Cadeia de Garanhuns está desativada desde novembro de 2015, quando durante uma rebelião, detentos atearam fogo nas instalações, danificando parte da Cadeia, sobretudo as instalações elétricas. Eles protestavam por conta de atrasos no pagamento do auxílio alimentação. Desde o fechamento da Unidade, presos de Garanhuns passaram a ser encaminhados para as Cadeias instaladas em cidades da Região, sobretudo para o município de Saloá. (Com informações do NE 10. CONFIRA)