quinta-feira, 11 de abril de 2019

Deputado defende Distribuição Regular de Remédios para Transplantados em Garanhuns

 

O deputado Estadual Álvaro Porto (PTB) apresentou apelo ao Governo do Estado para que regularize, com urgência, a entrega do medicamento Ciclosporina de 100 mg a pacientes transplantados de Garanhuns. De acordo com o requerimento do Petebista, o remédio, que é essencial ao processo de recuperação do paciente, teve a distribuição suspensa em março.

Pacientes e familiares, que já se queixavam do fato de a Farmácia do Estado está entregando o medicamento com dosagem de 50 mg, agora se deparam com a suspensão total da oferta. A distribuição fracionada, vale salientar, obrigava as pessoas a irem várias vezes à farmácia parar receber o medicamento. Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI.

A Ciclosporina é imunossupressor. Facilita a adaptação do órgão transplantado ao corpo do paciente, reduzindo as reações imunológicas. Ou seja, sem ela a possibilidade de rejeição do órgão aumenta. “A suspensão da oferta do remédio põe em risco todo o processo que começou com a doação de órgãos, passou pelo transplante e deu vida a quem estava na beira da morte” , afirma a justificativa do requerimento de Porto. 

O documento, que foi apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), solicita que o apelo seja encaminhado ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, André Longo.  Destaca ainda que a Ciclosporina, de alto custo, deve ser fornecida pelo poder público.

Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, o Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclareceu que “não tem medido esforços para reabastecer as unidades da Farmácia de Pernambuco com o Ciclosporina”. No entanto, de acordo com o Órgão Estadual, o desabastecimento “é causado por diversos fatores, que vão desde o atraso na entrega por parte de distribuidores de medicamentos, que descumprem acordos com a SES, até a demora para a conclusão de licitações devido ao esvaziamento de processos por parte das empresas fornecedoras”. 

A Secretaria informou ainda, que “em caráter emergencial”, autorizou a readequação das dosagens do Ciclosporina aos pacientes transplantados cadastrados na Farmácia de Pernambuco. “Dessa forma, até que o estoque esteja reabastecido com todas as apresentações, todas as unidades da Farmácia de Pernambuco estão autorizadas a dispensar o medicamento na apresentação de 25 mg, adaptando a dispensação conforme dosagem solicitada em prescrição médica”, justificou a SES.