quinta-feira, 4 de abril de 2019

Governo do Estado se Pronuncia sobre Falta de Medicamentos para Pacientes Transplantados


Em resposta a reportagem a cerca da falta do medicamento Ciclosporina de 100mg  na Unidade da Farmácia de Pernambuco, aqui em Garanhuns, saiba mais AQUI, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, emitiu a seguinte Nota:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece que não tem medido esforços para reabastecer as unidades da Farmácia de Pernambuco com o Ciclosporina, agente imunossupressor indicado pelo Ministério da Saúde para tratamento de pacientes transplantados. Vale destacar, no entanto, que o desabastecimento é causado por diversos fatores, que vão desde o atraso na entrega por parte de distribuidores de medicamentos, que descumprem acordos com a SES, até a demora para a conclusão de licitações devido ao esvaziamento de processos por parte das empresas fornecedoras. 

Com o intuito de não prejudicar a evolução satisfatória dos pacientes transplantados, a Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica - em conjunto com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Serviços de Transplantes, Comitê Estadual Assessor de Transplantes e Comitê Estadual de Farmácia e Terapêutica - decidiu, em caráter emergencial, autorizar a readequação das dosagens do Ciclosporina aos pacientes transplantados cadastrados na Farmácia de Pernambuco. Dessa forma, até que o estoque esteja reabastecido com todas as apresentações, todas as unidades da Farmácia de Pernambuco estão autorizadas a dispensar o medicamento na apresentação de 25 mg, adaptando a dispensação conforme dosagem solicitada em prescrição médica. A unidade da Farmácia de Pernambuco em Garanhuns, no Agreste do Estado, já está dispensando o fármaco de acordo com as orientações de readequação estabelecidas. 

É importante destacar que o Ciclosporina também é utilizado na conduta terapêutica de diversas patologias, o que aumenta ainda mais a demanda para o medicamento. A Farmácia de Pernambuco dispensa o Ciclosporina para os usuários cadastrados nas seguintes apresentações: 25 mg, 50 mg, 100 mg e 100 mg/ml (frasco). As unidades estaduais estão abastecidas do fármaco na apresentação de 25 mg. Sobre a apresentação de 100 mg, uma entrega está atrasada e o fornecedor já foi devidamente notificado pelo órgão estadual. Já sobre a apresentação de 100 mg/ml, o último processo de compra deu deserto, ou seja, nenhuma empresa apresentou proposta. Com isso, a SES precisou abrir um novo processo, que já está em andamento. Em relação à apresentação de 50 mg, o processo de compra para novas remessas já está em fase final”.