terça-feira, 19 de janeiro de 2016

AGORA É DEFINITIVO: WhatsApp garante Serviço Gratuito


Você já pagou alguma vez para usar o WhatsApp? Conhece alguém que pagou? Quem é usuário de iPhone pode ter pago em algum momento, antes de julho de 2013, quando era cobrado US$ 0,99 pelo aplicativo na App Store. Mas os donos de Android sempre tiveram uma gratuidade de uso de um ano (ano esse que nunca chegou ao fim, foi sempre adiado). Entretanto, o WhatsApp anunciou ontem que o mensageiro agora é, definitivamente, gratuito.

O recado foi dado através do blog oficial da empresa. "Estamos felizes de anunciar que o WhatsApp não vai mais cobrar taxa de assinatura", disse a empresa. O comunicado oficial explica que "por muitos anos, nós pedimos a algumas pessoas para pagar uma taxa para utilizar o WhatsApp após o primeiro ano. Como nós crescemos, descobrimos que essa abordagem não tem funcionado bem. Muitos usuários de WhatsApp não têm um número de cartão de débito ou crédito e eles temiam perder o acesso a seus amigos e família após esse primeiro ano. Assim, ao longo das próximas semanas, vamos remover as taxas das diferentes versões do nosso aplicativo e deixaremos de cobrar por nosso serviço".

Mas não existe almoço grátis. A empresa ainda precisa faturar. No começo, a estratégia do WhatsApp era criar uma base grande de usuários e, quando todo mundo estivesse dependente do aplicativo, começar a cobrar. Não deu certo, uma vez que começaram a surgir alternativas gratuitas, como Viber e Telegram, que possuem modelos de negócio diferentes. Depois o WhatsApp foi comprado pelo Facebook, de olho no seu imenso banco de dados de usuários ativos.

Mas ainda assim, por si só, o app não dá dinheiro. Então fazer o quê? Colocar anúncios de terceiros no chat. Segundo a empresa, não é o caso. "A partir deste ano, vamos testar ferramentas que permitem que você use o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações que querem lhe ouvir. Isso poderia significar se comunicar com seu banco sobre se uma transação recente foi fraudulenta, ou com uma companhia aérea sobre um voo atrasado. Todos nós recebemos essas mensagens em outro lugar hoje ­ por meio de mensagens de texto e chamadas telefônicas. Por isso, queremos testar novas ferramentas para tornar isso mais fácil de fazer no WhatsApp, enquanto continuamos a dar­-lhe uma experiência sem anúncios de terceiros e spams", afirma o comunicado oficial, sem dar detalhes de como será realizada essa parceria com as empresas. (Com Informações do JC On-line)