domingo, 24 de janeiro de 2016

Izaías acusa Governo do Estado de tentar cooptar Prefeitos Oposicionistas


Com o agravamento da crise econômica e as dificuldades de caixa enfrentadas pelos municípios, o Carnaval vem sendo considerado um peso a mais para os Prefeitos do Interior. Na semana passada, o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO-PE) informou que entrará com ações no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), pedindo a reprovação das contas dos Municípios que gastem com eventos, mesmo com o décimo terceiro salário dos servidores atrasado. 

O Festival de Jazz, que acontecia em Garanhuns e será realizado em Gravatá é um dos exemplos da crise. A transferência da festividade passou pela falta de verbas por parte da Prefeitura, mas o Prefeito Izaías Regis (PTB) aproveitou a posição do Ministério Público de Contas de Pernambuco para criticar a postura do Governo do Estado, com relação à distribuição de recursos para o Carnaval. 

Régis tomou a decisão de não investir no Festival de Jazz e realizar uma modesta programação carnavalesca, por conta da baixa arrecadação. “Está tudo certo. Salário atrasado nós não temos. Mas, como fevereiro tem uma arrecadação pequena, corríamos o risco de não cumprir com a folha de pagamento. Acho que a posição do MPCO-PE está correta. Agora, estou sentindo que o Governo do Estado está patrocinando alguns carnavais de Prefeitos de oposição para trazê-los para a situação. Está dando um exemplo terrível. Eles vão atrás de pessoas do PTB para oferecer o Carnaval. A Secretaria de Turismo do Estado disse que daria para o Festival o mesmo valor do ano passado, R$ 120 mil, mas o montante ainda não foi pago”, reclamou o Prefeito Garanhuense.

Mesmo sem citar nomes, Izaías poderia estar se referindo a Canhotinho, que tem no Prefeito Felipe Porto (DEM) e em seu tio, o deputado Estadual Álvaro Porto (PTB), dois oposicionistas que devem migrar para partidos da base do Governo Estadual, como o PSD. É que o Município vai promover grandes festividades patrocinadas pelo Governo Paulo Câmara, com atrações como a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano; Léo Santana; Gabriel Diniz; Trio da Huana e Marreta you Planeta, entre outras.

Coube ao Prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre (PSB), defender o Governo Estadual. Ele informou que também não iria utilizar recursos da Prefeitura, mas disse achar injusta a crítica de Izaías Régis. “Camaragibe está com os salários em dia, mas mesmo assim, não vamos realizar o Carnaval. Acho positivo o posicionamento do Ministério Público de Contas e do Estado. É uma irresponsabilidade fazemos festa quando tem dinheiro sobrando. Em relação às críticas ao Governo do Estado, não concordo. O Governo do Estado vêm sistematicamente diminuindo os gastos com o Carnaval. Em 2016 o Estado gastará com a festa 25% do que gastou em 2014”, colocou. (Com Informações da Folha de Pernambuco, edição de 24/01/2016)