segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

NOVENA CULTURAL: Comunidade Reza em Latim no Trapiá de Iati


No próximo sábado, dia 16, acontece no Sítio Trapiá, em Iati, a tradicional Novena de São Sebastião. Trata-se de uma tradição secular da cultura popular religiosa do Nordeste, que vem sendo preservada em sua versão original, naquela Comunidade.

A Novena começa com Salva de Fogos as seis da matina, aí a zabumba (banda de pífanos) começa a tocar desde cedo até à noite. Já sob o manto da lua, as rezadeiras se reúnem para uma celebração religiosa, executando Ladainhas e Benditos, parte dela executada em ainda em Latim, numa prova de fé da comunidade a seu Santo Padroeiro.

“Muito do que se produz em nossa região, das nossas tradições, precisam de um olhar diferenciado, pois correm o risco de desaparecer em sua maior importância, nas comunidades, pois é lá que elas existem. Por exemplo, não daria para trazer as rezadeiras do Trapiá para um grande Festival, pois perderia o sentido. A Região precisa resgatar suas preciosidades, são elas que nos diferenciam de um novo mundo pasteurizado, onde a mídia dita o que é cultura, e padroniza o que a população deve consumir”, pontua o produtor cultural Genaldo Barros, um dos realizadores e incentivadores da festividade. (Com Informações do Blog do Jornalista Ronaldo César - http://blogdoronaldocesar.blogspot.com/)