quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SECRETÁRIO ESTADUAL REVELA: “O (Jazz) Festival saiu de Garanhuns por decisão unilateral do Prefeito, o Governo nunca deixou de apoiar o Festival. Soubemos da decisão pela Imprensa”


Apoiado pelo Governo do Estado, mas bancado pela iniciativa privada, o Gravatá Jazz Festival teve sua primeira edição anunciada, ontem, dia 27. Alternativa para quem gosta de música de qualidade e não gosta de Carnaval, o Festival realizou-­se durante 8 anos aqui em Garanhuns.

No final do ano passado, o Prefeito Izaías Régis (PTB), alegando falta de recursos, cancelou o evento, causando surpresa geral, conforme ratificou o secretário estadual de Turismo Felipe Carreras: "O Festival saiu de Garanhuns por decisão unilateral do Prefeito, o Governo nunca deixou de apoiar o Festival. Nós tínhamos no nosso calendário deste ano o apoio, mas foi tomada a decisão e a gente respeita, mas não nos foi comunicado, e soubemos da decisão pela imprensa".

Carreras participou do anúncio da programação com o interventor de Gravatá, coronel Mário Cavalcanti, e o produtor do festival Giovanni Papaléo. Dentro do pouco tempo, e das circunstâncias, a grade de atrações do Gravatá Jazz Festival ficou interessante e com novidades, entre elas a reunião dos integrantes do Barão Vermelho, sem Frejat, para apresentar o repertório blueseiro do grupo.

A edição 2016 do Festival será de muitas estreias e variedade de estilos. O inclassificável Jards Macalé com a bossa nova clássica de Roberto Menescal e Wanda Sá, mais o soul de Toni Tornado, pioneiro do movimento Black Rio, que em 2016 completa 40 anos. Como Festival de Jazz é sempre palco para grandes encontros, não é improvável que Toni Tornado cante com a moçambicana Koko Jan Davis, que faz a linha soul de Tina Turner. Ou Koko e o trompetista americano Mark Rapp. Uma estreia que deve atrair atenções, sobretudo dos turistas que se abrigam do Carnaval em Gravatá, é a atriz e VJ Sabrina Parlatore, que canta como convidada no show do guitarrista Luciano Magno, com o qual também tocará Roberto Menescal. Na grade também nomes recorrentes, Tico Santa Cruz (Detonautas), os gaitistas Jefferson Gonçalves e Flávio Guimarães. 

A programação contempla os artistas locais, Maurício Meneses, Guitasan Duo, Trimúrti e Hito Pereira. Enquanto a Street Jazz Band, de Garanhuns, na Terça Gorda dá um clima de New Orleans a Gravatá, comandando o mardi gras.

"A proposta é oferecer música de qualidade de diferentes ritmos, de todos os gostos, dando a oportunidade para que até mesmo quem não curte o Carnaval possa se divertir durante o período", comenta o produtor Giovanni Papaléo. (Com informações do Jornal do Commercio)