quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Quase 2 Mil casos de Dengue são registrados em Garanhuns


Segundo o primeiro levantamento sobre o Aedes egypti divulgado pela Secretaria de Saúde de Garanhuns, 1.924 casos de Dengue foram registrados na cidade até o dia 9 de janeiro deste ano. O estudo leva em conta as informações de 2015, e também informa que o percentual que avalia as casas que apresentam larvas do mosquito registrou um aumento de 1,8% - o que totaliza 9,3% em seu índice geral. 

Para combater estes números, a Secretaria informa que além das atividades educativas, visitas domiciliares, mutirões e utilização de larvicida, a utilização de peixes em reservatórios de água têm sido mais uma das alternativas no combate ao Aedes aegypti.

O Município também registrou 44 casos de chikungunya (três com confirmação, seis descartados e o restante em investigação), e quatro casos de zika (todos em investigação). Na Cidade, 29 casos de microcefalia foram notificados e também estão em investigação. Em relação a fetos com microcefalia intra-útero, apenas um caso foi confirmado.


GERÊNCIA DE SAÚDE REGIONAL PADRONIZA PROCEDIMENTOS SOBRE MICROCEFALIA – Se encerra hoje, dia 14, uma oficina promovida pela 5ª Gerência Regional de Saúde, para atualização de procedimentos nos casos de suspeitas e confirmações de Microcefalia. O Encontro reúne profissionais de saúde dos 21 municípios de sua abrangência, das áreas de Vigilância à Saúde, Atenção à Saúde, Regulação e Mãe Coruja.

Segundo Janaína Ramos, coordenadora da Atenção à Saúde, "a roda de conversa tem o objetivo de capacitar os profissionais, além de mostrar o fluxo, agilizando os serviços da rede. Esta integração é necessária para padronização de atendimentos, conforme o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde", pontuou a Coordenadora. (Com informações do Diario de Pernambuco e V Geres)