quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

AGRESTE: Dom Moura atenderá Bebês com suspeita de Microcefalia


A partir do próximo mês de fevereiro, o Hospital Regional Dom Moura passará a oferecer atendimento aos bebês com suspeita de microcefalia e diagnóstico confirmado da anomalia congênita. A unidade é referência para os 21 municípios que fazem parte da 5ª Gerência Regional de Saúde de Pernambuco, com mais de 500 mil habitantes.

"Haverá ambulatório de neuropediatria, atividades de reabilitação para os bebês, como fisioterapeuta, acolhimento para gestantes através de serviço de psicologia e realização de exames de imagem", diz o diretor do Dom Moura, Luiz Melo.

O município de Garanhuns já tem notificados 35 bebês com suspeita da malformação congênita. Do total, 20 são casos prováveis, ou seja, atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia, que identifica essa condição em bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros. 

Em Pernambuco, o município é o quinto com o maior número de registros de casos suspeitos de crianças com a anomalia, atrás das cidades de Olinda (39), Caruaru (46), Jaboatão dos Guararapes (83) e Recife (239). Em toda a 5ª Região de Saúde de Pernambuco, da qual Garanhuns faz parte, há 46 casos prováveis de microcefalia, distribuídos em 12 municípios. Entre eles, estão: Bom Conselho, Caetés, Canhotinho, Capoeiras e Lajedo. Este último tem realizado palestras para gestantes, através da rede de atenção básica à saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o atendimento para bebês com microcefalia e gestantes que residem no interior já está sendo realizado em quatro unidades de saúde, além do Hospital Regional Dom Moura. Em Caruaru, o Hospital Mestre Vitalino oferece tomografia e atendimento na área de neurologia. Ainda na cidade, o Jesus Nazareno realiza exame de imagem, além de atendimento e assistência psicossocial para as gestantes. Já no Sertão, o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, está responsável por atender mulheres grávidas e bebês. E no Dom Malan, em Petrolina, também há consulta para a criança, com realização de tomografia. A SES informa que, nessas unidades, o atendimento é feito via regulação. Os serviços municipais fazem o agendamento com as Gerências Regionais de Saúde (Geres) para que os pacientes sejam atendidos nas unidades. (Com informações do Jornal do Commercio)