segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Novo Calendário de Vacinação é vivenciado em Garanhuns


O Calendário Nacional de Vacinação para o ano de 2016 passou por algumas mudanças, anunciadas pelo Ministério da Saúde (MS). Devido a essas mudanças, enfermeiros e técnicos de enfermagem de Garanhuns participaram, ontem, dia 19, de uma capacitação, realizada na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). As principais alterações são com relação às doses de reforço das vacinas infantis contra meningite, pneumonia, poliomielite, HPV, hepatite A e hepatite B.

Uma das mudanças diz respeito à vacina conta a hepatite B, cuja oferta será ampliada à população, independentemente da idade ou condições de vulnerabilidade.  A dinâmica da vacina para poliomielite também passou por ajustes. A terceira dose, que era administrada com a vacina oral poliomielite (VOP), será substituída pela vacina inativada poliomielite.

A vacina para papiloma vírus humano (HPV), agora, demandará apenas duas doses, ao invés de três, como era anteriormente. Em relação à vacina meningocócica C conjugada, será administrado o reforço, preferencialmente, aos 12 meses (podendo ser feito aos 4 anos). Para as crianças de 12 meses a quatro anos de idade, não vacinadas, a mesma será administrada em dose única até os 4 anos.

Em relação a vacina pneumucócica 10 valente, ela adotará o esquema básico de duas doses (aos 2 e 4 meses) e reforço preferencialmente aos 12 meses, podendo ser administrado até os 4 anos de idade. Para as crianças de 12 meses a quatro anos de idade, não vacinadas, será administrada dose única. A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso do esquema básico de duas doses e reforço. Em relação às vacinas de hepatite A, houve alteração da faixa etária, que antes era administrada aos 12 meses e agora será aos 15 meses de idade.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, todas as mudanças do calendário serão atualizadas nos documentos técnicos da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).

DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS – E a Secretaria de Saúde de Garanhuns informa que, sobre a situação da distribuição de imunobiológicos na rotina do mês de janeiro deste ano, as vacinas DTP; tetraviral; dupla adulto (dT); hepatite B; DTPa – CRIE não estarão disponíveis, durante este mês, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

A Secretaria Municipal esclarece ainda que, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), a ausência dos imunobiológicos citados está relacionada à indisponibilidade no mercado mundial e ao estoque reduzido, ocasionado pelo atraso na entrega pelo Instituto Butantan. O MS informou que a situação, que também afeta outros Estados do país, deve ser normalizada no mês de fevereiro. (Com Informações de Ruthe Santana/SECOM/PMG)