quarta-feira, 13 de abril de 2016

Denúncias de Vereadores da Oposição contra Izaías são arquivadas pelo Ministério Público


O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, arquivou 15 Inquéritos Civis instaurados para apurar supostas irregularidades praticadas na gestão do Prefeito Izaías Régis (PTB). A informação veio da Prefeitura, após ser notificada pelo MP.

Os procedimentos suspensos tratavam de assuntos variados, entre eles questões administrativas envolvendo servidores, informações financeiras e solicitação de esclarecimentos de Vereadores sobre ações executadas nos últimos anos pelo Município.

Dentre as ações arquivadas, destaque para um procedimento instaurado, ainda no ano de 2013, a partir de denúncias do vereador Sivaldo Albino (PPS). A época, Albino denunciou um suposto descumprimento da Lei de Acesso a Informações Públicas por parte de Izaías, no tocante a documentos sobre nomeações e licitações. Segundo o Governo Municipal, as informações prestadas foram consideradas suficientes para o Ministério Público que arquivou o Inquérito.

Num outro procedimento arquivado pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, o vereador Sivaldo Albino solicitou informações sobre a forma de aquisição; valor; empresa responsável pelo fornecimento e locais de instalação dos contêineres (depósitos de lixo) distribuídos na Cidade. A Prefeitura prestou os esclarecimentos via Ministério Público, que decidiu pelo arquivamento da ação.

Outra pauta que foi finalizada pelo Ministério Público tratava da qualidade das obras de pavimentação que foram realizadas pelo Governo Izaías Régis nos bairros Severiano Morais Filho e Boa Vista. Após ser acionada pelo MP, a Prefeitura prestou os esclarecimentos e o procedimento investigativo foi arquivado. A denúncia foi feita pelos vereadores Cláudio Taveira (PP), Nelma Carvalho (PSB), Paulo Leal (PSB) e Sivaldo Albino (PPS), que integram a bancada de oposição na Câmara de Garanhuns.

“Ao todo, 15 inquéritos foram arquivados, destacando, novamente, o compromisso do Governo Municipal em colaborar com esclarecimentos e trabalhar na efetividade constante das questões de transparência (...); como em outras ocasiões, o Governo de Garanhuns reitera seu compromisso com a transparência e com as ações em prol do bem-estar da população”, destaca trecho de uma Nota divulgada pela Prefeitura.