sexta-feira, 15 de abril de 2016

Aliados promovem Jantar "da vitória" para Temer


Recepcionado pelo deputado Heráclito Fortes (PSB-­PI), o vice­-presidente Michel Temer (PMDB) jantou na quinta-­feira passada, dia 14, com um grupo de mais de 80 deputados favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Por cerca de duas horas, entre taças de vinho, uísque, pratos de risoto e massa, Temer foi aclamado pelos parlamentares como virtual presidente da República.

Apesar de algumas ponderações de que a votação ainda não aconteceu e que o resultado só sairá na noite desse domingo, o clima era e vitória. Um dos Deputados presentes, que pediu reserva, contou que chegaram a sugerir carregar Temer nos braços, mas foram contidos para evitar exposição desnecessária da figura do Vice. "Foi um beija mão. Era importante Temer ter este contato com os deputados", relatou um Parlamentar.

Nas rodas de conversa, cada parlamentar fazia seu placar e projetava a sessão de amanhã, dia 17. Na avaliação de presentes, a lista de indefinidos engordará ainda mais os favoráveis ao afastamento de Dilma. Temer chegou pelas 22h, jantou, circulou, conversou com todos os presentes e deixou a casa de Heráclito por volta da meia­-noite. "Foi um jantar de confraternização e de análise da conjuntura. Estamos com os pés no chão, mas o cenário que está formado se mostra irreversível. Claro que tudo pode acontecer", disse um parlamentar tucano que esteve no jantar.

O anfitrião teve a ideia do jantar para que Temer ficasse em Brasília mais um dia. Ele foi a São Paulo para acompanhar de lá a votação. "Heráclito lembrou a Temer que Tancredo só viajou de Brasília para Minas Gerais, na época do colégio eleitoral, na véspera", contou outro Deputado. Michel Temer vai acompanhará de São Paulo as discussões em torno do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com assessoria do Vice, não há previsão de agenda pública para hoje, nem para amnahã. Um possível pronunciamento sobre o resultado da votação pode, no entanto, ocorrer na próxima segunda-­feira, dia 18, após a votação do processo de afastamento da petista.

O Vice recebeu, ontem, integrantes da bancada do Solidariedade, partido de oposição ao governo Dilma. O Encontro ocorreu no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-­presidente. Além do grupo opositor, Temer também se reuniu com integrantes do PMDB que fazem parte do núcleo mais próximo do grupo do Vice. No Palácio estiveram o ex­-ministro Henrique Eduardo Alves e o primeiro secretário do PMDB, Geddel Vieira Lima. "Ele já tem um desenho formado na cabeça, mas não está tratando disso. Seria muito precipitado", afirmou Geddel. (Com informações da Agência O Globo/Brasília) ­