terça-feira, 19 de abril de 2016

ELEIÇÕES 2016: São João pode ter quatro candidatos a Prefeito


Com a proximidade do pleito eleitoral, o quadro político começa a se desenhar em todas as cidades do Agreste Meridional. Em São João não é diferente e os grupos daquele Município começam a definir seus representantes de olho na Prefeitura.

Informações colhidas em São João dão conta que o ex-prefeito Pedro Barbosa já comunicou ao seu grupo político que não disputará as eleições de outubro próximo. Com a decisão de Barbosa, crescem as especulações de que a vereadora Rosineide Moura (PDT) seja a candidata do Grupo. Todavia, segundo o vereador Pierre Santiago (PP), que preside a Câmara Municipal, na possibilidade de Dr. Pedro não disputar o pleito, o Partido Progressista terá candidato a Prefeito na Cidade, podendo ser o próprio Pierre, como também o vereador Pedro Oião ou o empresário Júcelio Mira, proprietário de um posto de combustíveis na Cidade. “Estamos debatendo isso dentro no nosso Partido. Fernando Monteiro junto com Eduardo da Fonte (deputados federais) estimam lançar 100 candidatos a Prefeito no estado e São João está nos planos deles”, pontuou Pierre.

Especulações também apontam que o empresário Porfírio Aguiar (PR) vem trabalhando o seu nome e deve disputar a eleição de outubro próximo. Aguiar foi secretário de Saúde do Governo Genaldi e, depois de romper com o Prefeito, vem fortalecendo a sua pré-candidatura. Nas rodas políticas da Cidade são registrados os apoios de dois vereadores ao projeto de Aguiar, Marcone Araújo e José Souza, o Zezé, este último que inclusive tem grandes chances de compor a chapa na qualidade de Vice.       

Já o atual Vice-prefeito José Costa deixou o Democratas, se filiou ao PTB e também se articula para lançar-se candidato a Prefeito. Especula-se na Cidade que Zé Costa poderá compor a chapa de Porfírio Aguiar, mas de acordo com pessoas ligadas à Costa, Ele sequer cogita essa possibilidade e vem trabalhando a sua pré-candidatura, sobretudo nas localidades rurais do Município.

Enquanto isso o grupo do Prefeito Genaldi Zumba (PSD) se organiza para disputar a reeleição. Apesar dos problemas junto a Justiça Eleitoral, já que Governa amparado por uma liminar, Zumba vem forte para o pleito. O Grupo liderado pelo Prefeito aposta no Governo bem avaliado e vem se organizando para definir o companheiro de chapa de Genaldi. Especulações apontam para três nomes: a advogada Karina Evaniele (imagem abaixo), filha do vereador licenciado Geraldo do Cestão; o vereador Maikon Correia e a professora e ex-secretária de Educação Joseuda Assis.

Diante dos nomes apresentados, ainda há quem aposte no julgamento do processo contra Genaldi que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar todo o cenário, bem como na fusão de grupos para que a eleição seja polarizada entre dois candidatos, todavia só deveremos ter essas definições com a realização das convenções, que neste ano ocorrem entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.