domingo, 24 de abril de 2016

Viva Dominguinhos supera Expectativas


Contando com o maior público de todas as edições já vivenciadas, o III Viva Dominguinhos chegou ao fim na noite de ontem, dia 23, superando todas as expectativas. Estimativas da Polícia Militar registram que o Evento foi prestigiado por mais de 120 mil pessoas, o que dá uma média de 40 mil presentes, por dia, nos polos do Evento.

Além dos shows de Kiara Ribeiro, Maciel Melo, Elba Ramalho e Flávio José, que animaram os cerca de 50 mil presentes a Praça Cultural Mestre Dominguinhos, a noite ainda foi marcada pela segunda edição do ‘Troféu Viva Dominguinhos’. Idealizado pelo professor e pesquisador Antônio Vilela, tendo a parceria da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social, o simbolismo do momento emocionou todo o público presente. Esta é a segunda edição da premiação. Nesta edição, nove personalidades foram agraciadas.



Aldo Machado de Araujo foi um dos que receberam o troféu nesta edição. Aldo é considerado um dos grandes divulgadores da música nordestina, principalmente no que se refere às músicas de Dominguinhos. O instrumentista Genaro também foi escolhido para receber a premiação, entretanto como não pôde comparecer ao evento, sendo representado por seu amigo Flávio Melo. O pai do cantor Waldonys, Eurides Menezes, que teve uma sólida amizade com José Domingos de Moraes, também foi agraciado.

Um dos grandes amigos e divulgadores da música de Dominguinhos em Garanhuns e região, Jarbas Brandão, o Binha do Garoa, foi um dos premiados da noite. Em seguida, foi à vez de José Januário Maciel – conhecido como Joquinha Gonzaga. Joquinha é sobrinho de Luiz Gonzaga. Sebastião Pereira de Moraes, o Basto Peroba, também recebeu o troféu. Ele foi amigo de infância de Dominguinhos, com o qual tocava sanfona, também fez parte do grupo de premiados. Elba Ramalho, Flávio José e Jorge de Altinho também foram agraciados e receberam o troféu das mãos do Prefeito Izaías Régis, em seus camarins.

O Viva Dominguinhos é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, e neste ano contou com o patrocínio da Ferreira Costa, Farmácia do Trabalhador do Brasil, São Cristóvão, Mano Imóveis e Governo Federal, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (Com informações da SECOM/PMG e imagens de Edson Fernandes/FH Studios e Tetto Drone)