quinta-feira, 21 de abril de 2016

Garanhuns respira Viva Dominguinhos. Jorge de Altinho, Flávio José, Dorgival Dantas e Elba Ramalho estão entre as Atrações


Começa hoje, dia 21, a terceira edição do Viva Dominguinhos. O Evento que segue até o próximo sábado, dia 23, se consagrou em todo o Estado pela valorização da música regional e incentivo à continuidade do trabalho do sanfoneiro José Domingos de Moraes, considerado o ‘Mestre da Sanfona’.

Serão três dias em que a Cidade deverá ficar ainda mais movimentada. Os shows musicais noturnos iniciarão sempre às 21h, no principal polo da festa – a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Já o Espaço Colunata, na avenida Santo Antônio, receberá apresentações culturais durante parte da manhã e à tarde dos dias 22 e 23.

Grandes nomes da música local, regional e nacional compõem a grade de programação. Quinteto Violado, Cristina Amaral, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, Waldonys, Dorgival Dantas, Maciel Melo, Elba Ramalho, Rogério Rangel, Flávio José, Mourinha do Forró, Forró Pesado e Kiara Ribeiro estão entre as atrações. 


No palco da Praça Mestre Dominguinhos se apresentam hoje Forró Pesado, Cristina Amaral, do grupo Quinteto Violado e do cantor Jorge de Altinho. A programação completa pode ser conferida clicando AQUI.

DOMINGUINHOS GANHA VIDA EM PINTURAS - Dois artistas plásticos de Garanhuns contribuíram, neste ano, com a execução do projeto de intervenção urbana Dominguinhos em Quadros. O resultado está à mostra nos muros do Casarão de Ferreira Costa, na avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. Rubens Costa e Espedito Dias ilustram com tinta algumas imagens e letras de músicas, que retratam a história de vida e da obra de Dominguinhos. O projeto, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, teve início no ano passado e ganhou repercussão positiva entre moradores e turistas.


CAMINHADA DO FORRÓ VIVA DOMINGUINHOS – Nesse sábado, dia 23 de abril, acontece uma caminhada ao som do forró. Com concentração às 9h30min, na praça da Fonte Luminosa, o cortejo seguirá até o Palco Colunata. Os participantes terão, ao longo do percurso, a apresentação de bacarmateiros, grupos de xaxado e banda de pífanos. Trio de Forró Pé de Serra; Associação dos Bacamarteiros de São João; banda de pífanos Esquenta Mulher de Lajedo; grupo cultural Flor de Mandacaru de Iati (imagem acima) e o grupo cultural Valentes do Forró de Garanhuns comandam a festa. 

TRÂNSITO DURANTE O EVENTO – E em virtude da realização do Viva Dominguinhos, um esquema especial de interdições de trânsito de avenidas e ruas no entorno da Praça Cultural Mestre Dominguinhos vêm sendo realizado. O cruzamento entre as ruas Coronel Antônio Victor e da Prosperidade recebeu o bloqueio de veículos. O fluxo de veículos também muda na rua Afonso Pena e nas praças Dom Moura, que dão acesso à Praça Cultural. Esses pontos terão bloqueio na quinta, sexta e no sábado, sempre a partir das 16h30min. Agentes e orientadores de trânsito irão trabalhar nos três dias de festa nas principais avenidas e ruas de Garanhuns.


O Viva Dominguinhos é coordenado pelas Secretarias de Cultura e de Turismo do Município. A realização conta com o patrocínio do Governo Federal, através do BNDES; bem como de Ferreira Costa; Farmácia do Trabalhador do Brasil; Coletivos São Cristóvão e Mano Imóveis. (Com informações e imagens dos jornalistas Cloves Teodorico, Luanny Porto, Ruth Santana, Eduarda Vasconcelos e Samara Pontes/SECOM/PMG)