terça-feira, 19 de abril de 2016

Vereador questiona Números da Saúde em Garanhuns


A Secretaria de Saúde de Garanhuns promoveu na última sexta-feira, dia 15, uma Audiência Pública para apresentar o Relatório Anual de Gestão referente aos trabalhos desenvolvidos no setor, no ano passado, pela Prefeitura. O Encontro foi realizado no auditório da AESGA e contou com a participação de vereadores, servidores municipais e representantes da sociedade civil.

Na ocasião, foram apresentados dados relacionados a todos os setores da Saúde de Garanhuns. Serviços ofertados; obras de construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s); atendimentos e procedimentos realizados; campanhas; programas; capacitações; dados epidemiológicos e o montante dos recursos investidos foram algumas das temáticas abordadas na ação de transparência, que é prevista na Lei Complementar nº 141/2012. “Nós apresentamos a todos os presentes o que tem sido construído com o trabalho diário desses profissionais e nos colocamos à disposição da população para receber sugestões sobre o que foi apresentado”, comentou o secretário de Saúde, Alfredo de Góis, após o Encontro.

Mas segundo o vereador Sivaldo Albino (PPS), que lidera a bancada de oposição na Câmara de Garanhuns, os dados apresentados pelos técnicos da Saúde Municipal são questionáveis. “O que me causou estranheza foi o Secretário de Saúde apresentar em uma planilha que no ano de 2015 a Prefeitura de Garanhuns liberou exatos 473.668 exames, ou seja, quase 1.800 exames por dia. Dá pra acreditar?”, questionou Albino, em material distribuído a Imprensa e veiculado em seus perfis no facebook. “Se os dados dessa planilha tivessem na prática não teria essa reclamação da população”, chamou a atenção o Vereador.

Em contato com o secretário Alfredo de Góis, Ele garantiu que os números condizem com a realidade. “Foram 434.594 exames laboratoriais realizados em 2015. É importante saber que um cidadão realiza vários exames num único atendimento, já que numa única coleta de sangue, por exemplo, podemos realizar diversos procedimentos, como: hemograma; leucócitos; plaquetas; colesterol e suas frações HDL, LDL e VLDL; ureia e creatinina; glicose; TGO e TGP; sódio, potássio, cálcio e fósforo; TSH e T4 livre; ácido úrico e PSA, entre outros. Sem citar os exames de urina e de fezes, entre tantos outros. Já os exames de Diagnóstico superaram a casa dos 39 mil em um ano. Apesar desses números que chamam a atenção, ainda temos uma demanda muito grande. Mas estamos trabalhando, fazendo tudo que é possível para atender a população a contento e com qualidade, já que essa é a recomendação do Prefeito Izaías Régis”, explicou o secretário Alfredo de Góis