terça-feira, 19 de abril de 2016

Prefeito revela Corte de Recursos do Estado para o FIG e dispara: “os Vereadores da Oposição vão prejudicar o Festival de Inverno”


O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), voltou a solicitar uma maior celeridade por parte do Ministério Público quanto às denúncias de suposto superfaturamento na contratação da cantora Ana Carolina e da banda Capital Inicial, que se apresentaram no Festival de Inverno do ano passado.

Essa é a segunda oportunidade em que Régis pede a conclusão do Inquérito Civil instaurado pelo MP, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Garanhuns, por meio do Promotor Domingos Sávio. O Procedimento apura uma representação dos vereadores Cláudio Taveira (PP), Nelma Carvalho (PSB), Paulo Leal (PSB) e Sivaldo Albino (PPS), todos que integram a bancada de oposição na Câmara de Garanhuns. É que segundo os Parlamentares, orçamentos enviados pelos escritórios dos artistas, revelam que pode ter havido um superfaturamento em torno de R$ 100 mil nas contratações realizadas pela Prefeitura de Garanhuns. A época da denúncia o Governo Municipal se pronunciou e negou as irregularidades, inclusive apresentando documentação, que segundo a Prefeitura, justificaria os investimentos de R$ 457 mil reais nas contratações das duas principais atrações do FIG 2015, que inclusive para muitos ‘salvaram’ a grade artística do Evento.

Mas, diferentemente do que fez em fevereiro passado, quando apenas solicitou uma maior agilidade no processo, o Prefeito de Garanhuns impôs condição ao abordar o assunto durante entrevista ao jornalista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal. “Nós queremos que o Promotor diga se encontrou superfaturamento para encaminhar logo para a Justiça, para que nós possamos responder e nos defender. E se não encontrou que arquive. Ele (o Promotor) tem que dar a resposta! Porque se Ele não der a resposta, Eu não vou contratar para o Festival de Inverno! Então os Vereadores de Garanhuns (da oposição) vão prejudicar o Festival de Inverno!”, chamou a atenção Izaías, que complementou: “se for dessa maneira, para nós sermos os salvadores do Festival de Inverno e depois os Vereadores da Oposição, ir lá inventar, porque foi uma invenção, uma criação, uma montagem mal feita, vagabunda, e dizer que nós superfaturamos, quero dizer que Eu não vou colocar (contratar)”, complementou Régis, deixando claro que enquanto o Inquérito Civil não for concluído pelo Ministério Público, a Prefeitura não fechará as contratações para o FIG 2016 e atribuirá o prejuízo ao evento aos vereadores Cláudio Taveira (PP), Nelma Carvalho (PSB), Paulo Leal (PSB) e Sivaldo Albino (PPS).


Ainda de acordo com Izaías, o Governo do Estado já teria sinalizado uma diminuição nos recursos para o tradicional evento e o Governo de Garanhuns já estaria se preparando para “trazer duas grandes atrações”, adiantou o Prefeito.

A POSIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO - O Blog do Carlos Eugênio manteve contato, exclusivo, com o Promotor Domingos Sávio, para saber do andamento das investigações a cerca do Inquérito Civil instaurado no dia 6 de outubro do ano passado para investigar as denuncias dos Vereadores.

O representante do MP teve acesso ao áudio extraído da entrevista do Prefeito Izaías Régis e sinalizou que a posição do Governante Garanhuense não alterará o curso dos trabalhos. O Dr. Domingos Sávio registrou ainda que a Resolução nº 001/2012, do Conselho Superior do Ministério Público disciplina o Inquérito Civil e prevê em seu artigo nº 21, que “o inquérito civil deverá ser concluído no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo prazo e quantas vezes forem necessárias, por decisão fundamentada do seu presidente”. Portanto, de acordo com o MP, não há como prever uma data para conclusão dos trabalhos, já que as atividades seguem o seu curso normal.

OPOSIÇÃO - O Blog do Carlos Eugênio está à disposição da Bancada de Oposição na Câmara de Garanhuns para publicar a sua versão quanto aos fatos apresentados pelo Prefeito Izaías Régis nesta reportagem.

Clique em Player para ouvir a Entrevista do Prefeito de Garanhuns: