quinta-feira, 28 de abril de 2016

H1N1: Garanhuns vacina contra a Gripe até o próximo dia 20. Dia “D” será nesse Sábado


O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada pelo Ministério da Saúde, acontece nesse sábado, dia 30. Aqui em Garanhuns, a vacinação já vem acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no dia de mobilização, além das UBS’s também haverá vacinação no Espaço Colunata e na Praça Souto Filho, das 8 às 17h. A Campanha segue até o dia 20 de maio.

O público-alvo dessa Campanha são crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres em período pós parto; profissionais da área da saúde; povos indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura, sendo considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

“Nós já aplicamos mais de 8 mil doses da vacina e convidamos todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para irem até o Posto mais próximo de sua casa ou um dos pontos de apoio do Dia D, para serem vacinadas. Essa imunização é fundamental agora, pois a vacina leva de duas a três semanas para formar os anticorpos necessários para a proteção. Então é importante, para que no inverno, quando há mais casos da doença, essas pessoas estejam protegidas”, registra o secretário de Saúde, Alfredo de Góis.

“Além da vacina, nós orientamos as pessoas reforçarem algumas medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção”, alertou Polyana Farias, que coordena o Programa Nacional de Imunização no Município. (Com informações de Ruthe Santana/SECOM/PMG)