terça-feira, 12 de abril de 2016

Garanhuns disputa prêmios de Prefeito Empreendedor e de Práticas Inovadoras em Gestão Pública


O SEBRAE/Pernambuco, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realiza hoje, dia 12, a solenidade de encerramento e premiação da IX edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. Serão oito troféus em disputa – destaque para a categoria “melhor projeto” –, em evento marcado para logo mais às 19h30min, no Auditório do Sebrae.

Foram inscritos 58 municípios pernambucanos, dos quais 22 tornaram-se finalistas. Os Prefeitos de Garanhuns, Izaías Régis (PTB); Lajedo, Rossini Blésmany (PSD) e de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB), localizados no Agreste Meridional, integram essa seleta lista. A Ação premia projetos que obtiveram resultados efetivos em relação ao estímulo, surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

“O evento é nacional, um dos mais importantes para os Prefeitos que apoiam os pequenos negócios. Não é qualquer projeto que pode participar, tem de estar focado na melhoria do ambiente de negócios, estimular a competitividade das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual. Os vencedores estaduais concorrem ao prêmio nacional no dia 10 de maio, em Brasília”, explica o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Pernambuco, Fernando Clímaco.

Os prêmios são divididos nas categorias de: melhor projeto; implementação e institucionalização da Lei Geral; compras governamentais de pequenos negócios; desburocratização e formalização; pequenos negócios no campo; inovação e sustentabilidade; municípios integrantes do G100; e inclusão produtiva com segurança sanitária.


PRÁTICAS INOVADORAS EM GESTÃO PÚBLICA – E através do Programa de Inclusão Produtiva e Segurança Sanitária – ‘PROJETO INCLUIR’, Garanhuns disputa o título do prêmio Práticas Inovadoras em Gestão Pública, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). A Cidade governada pelo Prefeito Izaías Régis concorre com outros nove Municípios.  

A seleção dos projetos foi feita por uma comissão avaliadora. A premiação será realizada nessa quarta-feira, dia 13, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, durante o encerramento do III Congresso Pernambuco de Municípios, promovido pela AMUPE.

Lançado em 2014, o Projeto Incluir propõe diretrizes que resultem em geração de renda, emprego, trabalho, fixação do produtor rural em seu local, contribuindo para a erradicação da pobreza no campo e na Cidade. A iniciativa estimulou a ampliação e o fortalecimento dos pequenos negócios e do microempreendedor individual. O Projeto Incluir é uma realização do Governo Municipal, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Vigilância Sanitária Municipal, além das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Assistência Social e Educação.

De acordo com a AMUPE, das quatro práticas premiadas, duas serão julgadas pela comissão e duas entre as dez mais votadas pela internet. Os interessados devem votar clicando AQUI. A votação segue até as 18h de hoje, dia 12.

Os municípios que estão concorrendo e suas respectivas áreas são os seguintes: Afogados da Ingazeira (Educação); Garanhuns (Desenvolvimento); Jaboatão dos Guararapes (Social); Olinda (Saúde); Ouricuri (Saúde); Petrolina (Educação); Recife (Cultura); São Bento do Una (Boas práticas de gestão pública); Timbaúba (Social) e Triunfo (Cultura). (Com informações da Jornalista Samara Pontes/SECOM/PMG)