sábado, 9 de abril de 2016

Vereadora questiona Doação de Terreno Público. Prefeitura justifica Ação

 

A exemplo do Vereador Sivaldo Albino (PPS), que fez questionamentos nesta semana quanto a tramitação de um Projeto de Lei na Câmara de Garanhuns, versando sobre a doação de uma área do Município para uma empresa do ramo farmacêutico instalar uma Unidade e gerar novos postos de trabalho na Cidade, a vereadora Nelma Carvalho (PSB) também vem questionando a doação de uma nova área do Município para que uma empresa privada se instale num terreno localizado no loteamento São Carlos.  Tanto Albino, como Carvalho pediram vista dos Projetos. 

Segundo relato enviado pela Parlamentar aos órgãos de Imprensa da Cidade, a Prefeitura encaminhou o Projeto de Lei nº 19/2016, com o objetivo de doar uma área de 1.844 m², localizado no Loteamento São Carlos para a Empresa GAMEL Garanhuns Metalúrgica LTDA. Nelma questiona o fato de a área ser destinada a construção de uma Praça, assim como a recente formalização da Empresa. “A beneficiaria desta doação recebeu seu Alvará de Licença para exercício de sua atividade no dia 16 de março de 2016, e logo após isso, no dia 23 de março de 2016, o Prefeito já encaminhou o Projeto para doação. Outro fato que me chamou atenção é que a Metalúrgica funciona num prédio residencial na Avenida Rui Barbosa”, pontua Nelma.  

A Parlamentar do PSB ainda relata que participou de uma reunião junto aos moradores da Localidade, que segundo Ela, são contrários a doação. “A reação dos moradores foi totalmente contrária a essa doação. Essa área é destinada para construção de uma praça, PSF, Academias de Saúde que venham a proporcionar melhor qualidade de vida daqueles Moradores”, chamou a atenção a Vereadora, que acrescentou: “os moradores também questionaram que no momento que foram adquirir seus lotes na imobiliária, foram informados que o referido Loteamento teria áreas para equipamentos e áreas verdes para se manter o equilíbrio ambiental”, finalizou Nelma, adiantando, inclusive, o seu voto contrário a Matéria.

A POSIÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que as condições para a Doação obedecem a Lei de Doação 4062/ 2014. Ainda segundo a Pasta, “esta mesma Lei não prevê a consulta popular, visto que a Comissão de Justiça na Câmara já faz esse papel”.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o Alvará está com data de 16 de março já que essa foi a data de renovação do mesmo. Todavia, segundo o Gestor, “nada impede que seja aberta uma nova Empresa para doação, desde que cumpra os requisitos legais”. Geandré ressalta ainda que a área em questão não é destinada à Praça e não se trata de uma área verde, estando em conformidade com a Lei 4062/2014.