quarta-feira, 17 de agosto de 2016

ÁGUA CONTAMINADA: Esgoto entra em tubulação da Compesa e contamina água distribuída na Boa Vista


O Jornal Crer em Pernambuco, em sua versão digital, traz a informação de que os moradores de parte do bairro Boa Vista, aqui em Garanhuns, estão sem abastecimento de água devido a uma infiltração de esgoto na tubulação da Compesa. É que desde o último dia 12, profissionais da Companhia Estadual trabalham na rua São Miguel, mais precisamente na entrada da rua Luis da Silva Lessa, procurando o ponto de infiltração do esgoto na rede de distribuição d´água.

Após relatos de moradores, membros da Vigilância Sanitária de Garanhuns constataram, de acordo com o Jornal Crer, que pessoas adoeceram em decorrência da contaminação. "Foram reclamações de diarreia, vômito, náuseas, febre e dores abdominais", relata a encarregada pelo setor, a Dra. Katarina Almeida. Ela recomendou aos moradores que façam a limpeza em seus reservatórios, como caixas d'água e cisternas. 

"Não se trata de esgoto com fezes, mas, de águas de banho e outras utilizações do tipo", esclareceu Maysa Gonçalves, responsável pela qualidade da água fornecida pela Compesa em entrevista ao Jornal Crer. Ela vem acompanhando os trabalhos pessoalmente.

Mesmo diante da afirmação da profissional, equipes da Vigilância Sanitária estão visitando as residências da localidade, em busca de pessoas supostamente contaminadas. A meta é orientar e, se for o caso, encaminhar ao atendimento médico que se fizer necessário. "As notificações constatadas nos postos de saúde do Bairro; Hospital Regional Dom Moura e nas redes particulares de atendimento médico-hospitalar também estão tendo a atenção da Secretaria de Saúde", informou a Dra. Katarina Almeida ao Jornal Crer. A Compesa deverá ser notificada e multada pela Vigilância Sanitária de Garanhuns.

O Blog do Carlos Eugênio está à disposição dos órgãos citados para publicar as suas versões quanto aos fatos apresentados nesta reportagem. (Com informações e imagens do Jornal Crer em Pernambuco - http://jornalcrerempernambuco.blogspot.com.br/)